Verão começa com calor em Sarandi
Verão inicia às 14h28min.
Para quinta-feira, 20, a previsão indica dia de sol com algumas nuvens. Não chove
A temperatura máxima pode chegar a 34º.
Ouça a previsão com a meteorologista Cátia Valente.
O verão começa oficialmente nesta quinta-feira, 21, às 14h28, e vai até 13h15 do dia 20 de março, pelo horário de Brasília. A data e a hora do início e fim das estações do ano são determinadas por cálculos dos astrônomos e não dos meteorologistas. Astronomicamente o Hemisfério Sul passa pelo solstício de verão às 14h28 do dia 21 de dezembro, enquanto o Hemisfério Norte passa pelo solstício de inverno.
O regime de chuva no Sul do Brasil é bastante diferente do que se observa nas outras regiões do país. Na maioria das áreas da Região Sul, a chuva não fica concentrada em duas estações do ano, como acontece no Sudeste e Centro-Oeste, por exemplo. A chuva na Região Sul é bem distribuída ao longo de todos os meses do ano , especialmente nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.
O Sul do Brasil, junto com o Nordeste, é a Região que mais sente a influência de fenômenos como El Niño e La Niña . O verão 2017/2018 começa numa situação de La Niña Advisory. Isto quer dizer que a temperatura da água do mar da porção central e leste do oceano Pacífico Equatorial está abaixo do normal e deve se manter assim nos próximos meses , mas não se pode dizer tecnicamente que o fenômeno La Niña está estabelecido.
Porém, este resfriamento no Pacífico Equatorial está e vai continuar influenciando o regime de chuva e de temperatura no Brasil no verão 2017/2018 . É preciso cautela porque este resfriamento no Pacífico não quer dizer que o Sul do Brasil não terá chuva neste novo verão.
Alguns destaques para o verão 2017/2018
- A maior parte da chuva no Sudeste e no Centro-Oeste ocorrerá principalmente na primeira metade do verão. Risco elevado para enchentes
- Excesso de calor deve ser destaque em fevereiro
- O Sul do Brasil, em média, deve ter chuva abaixo da média, mas não será completamente seco
- Região Norte terá muita chuva neste verão
- Nordeste terá muito calor e pouco chuva, mas áreas produtoras terão chuva suficiente
- Grande pressão para pragas e doenças na agricultura
- Provavelmente teremos uma temporada de muitos mosquitos
De: Clima Tempo
Comentários