Acidentes de trânsito em Caxias do Sul têm queda de 5% em 2018
O levantamento considera os atendimentos registrados pelos agentes de trânsito apenas com danos materiais
O número de acidentes de trânsito em Caxias do Sul caiu 5 % nos primeiros quatro meses deste ano em relação ao mesmo período de 2017. Comparado com 2016 a queda foi de 13%. De janeiro a abril deste ano, as equipes da Fiscalização de Trânsito e Transportes da Secretaria Municipal de Trânsito atenderam uma média de 11 ocorrências por dia.
Os índices apontam que, em 2018, a maioria dos acidentes ocorreu nas segundas-feiras, em dias ensolarados, entre as 17h e 19h. Além disso, a maior parte das ocorrências envolveu somente dois automóveis conduzidos por homens. A faixa etária predominante entre os motoristas é dos 31 aos 40 anos. Outro indicador aponta que o tipo de acidente mais comum foi a colisão traseira.
Segundo o gerente da Escola Pública de Trânsito, Joelson Queiroz, a direção preventiva é a melhor alternativa para evitar acidentes. “Não basta ter habilidade ao volante, tem que saber dirigir preventivamente. E isso a gente tem repetido com diversos públicos que atendemos, como profissionais do trânsito, estudantes e comunidade em geral”, afirma Queiroz.
Os dados do levantamento consideram os atendimentos registrados pelos agentes de trânsito em ruas e avenidas da cidade, onde a responsabilidade pela gestão e atendimento aos condutores é do Município. Não foram contabilizados os casos atendidos pela Brigada Militar (BM) e pelos órgãos que administram as rodovias estaduais e federal que fazem parte da cidade.
Dicas para a prevenção de acidentes
- Use o cinto de segurança
- Respeite os limites de velocidade
- Mantenha distância de segurança em relação ao veículo da frente
- Não use o celular enquanto estiver dirigindo
- Se ingerir bebida alcoólica, não dirija
- Faça manutenção preventiva do veículo
- Fique atento à sinalização
- Use as luzes do veículo
- Faça o transporte de crianças em equipamentos adequados
Comentários