Ecoparque é reaberto ao público neste sábado (21), em Caxias
Baixar ÁudioO espaço, que estava fechado desde o ano passado em função da pandemia, foi alvo de vandalismo
Os caxienses poderão voltar a frequentar mais um espaço ao ar livre a partir deste sábado (21): o Ecoparque. Localizado em frente ao Jardim Botânico, o parque estava fechado desde o ano passado devido às restrições de ocupação de locais públicos impostas pela pandemia. Inicialmente, o Ecoparque funcionará aos sábados e domingos, das 9h às 18h. A abertura nos demais dias da semana será avaliada a partir do uso adequado pela comunidade.
Para ser reaberto à visitação, o espaço precisou passar por reformas, pois, durante o período em que esteve fechado, o parque foi alvo da ação de vândalos que destruíram os banheiros do local, além de outros equipamentos. “Devastaram tudo aquilo que era possível ser devastado. Ficamos sem água, sem luz, sem banheiros. Todos aqueles equipamentos que tinham algum valor, os vândalos acabaram levando. Então, num primeiro momento, limpamos o parque, roçamos as áreas verdes, limpamos as áreas concretadas, colocamos algumas lixeiras e deixamos ele em condições de uso. E a questão dos banheiros que exige um investimento maior, o Município está locando banheiros químicos para dar uma certa qualidade para o pessoal que vai usar o parque”, disse o secretário Municipal do Meio Ambiente, João Osório Martins.
Questionado sobre a possibilidade do monitoramento da Guarda Municipal para coibir a ação dos vândalos, o secretário respondeu: “A Guarda Municipal tem que cuidar de toda a cidade, então nós temos o limitante que ela não pode ficar sempre ali. A gente vai intensificar, dentro do possível, a vigilância pra ver se a gente consegue controlar esse vandalismo, mas o próprio uso inibe o vândalo. E eu peço, encarecidamente, que a população usuária do parque nos ajude a cuidar e ligue pra nossa segurança se houver alguma possibilidade de vandalismo”, salientou.
Um dos objetivos da prefeitura com a reabertura do Ecoparque é reduzir o movimento no Jardim Botânico, que já estava liberado e vinha recebendo um número elevado de pessoas. Os frequentadores deverão respeitar as principais regras de prevenção e combate ao coronavírus, como uso obrigatório de máscaras e o distanciamento social para evitar aglomerações.
Confira a entrevista com o secretário João Osório Martins em "Ouvir Notícia".
Comentários