Número de motoristas flagrados sem habilitação aumenta 66%, em Caxias do Sul
Na maioria dos casos, o condutor inabilitado dirige o veículo de outra pessoa
A Secretaria Municipal de Trânsito de Caxias do Sul, divulgou nesta terça-feira, 20, que o número de motoristas dirigindo sem carteira de habilitação aumentou 66% em relação ao mesmo período do ano passado. Em janeiro de 2018 foram flagradas 69 pessoas conduzindo veículos sem a CNH, contra 23 registros de condutores não habilitados no mesmo mês do ano passado.
A multa referente a esta infração é de natureza gravíssima e o valor é multiplicado por três, resultando em R$ 880,41. As infrações são vinculadas ao veículo e o proprietário deve responder pela penalidade. Caso o motorista inabilitado esteja conduzindo o veículo de outra pessoa, o responsável pelo automóvel recebe uma notificação pelo motorista ilegal e outra por permitir e entregar o veículo a uma pessoa sem habilitação. Nas blitze, se a documentação estiver em dia, o veículo ficará retido até apresentação de condutor habilitado. Em casos de pendências, o veículo será removido de circulação.
Os dados também apontam que, na maioria dos casos, o condutor inabilitado conduz um veículo de outra pessoa. Dos 69 flagrantes, 50 não eram responsáveis pelo veículo (72%) e 19 eram motoristas e proprietários (27%) . Em 2017, das 23 pessoas identificadas conduzindo veículo ilegalmente, 14 não possuíam veículo em seu nome (60%) e nove eram proprietárias do automóvel (39%).
De acordo com o gerente de Educação para o Trânsito da Secretaria Municipal de Trânsito, Carlos Beraldo, as pessoas sem habilitação desconhecem as regras de trânsito e não possuem os conhecimentos da direção defensiva, estando propícias a provocar acidentes. “Percebemos que o processo está se invertendo, as pessoas preferem investir na compra de um veículo e não na permissão para dirigir. Acaba se tornando uma ameaça ao trânsito, uma vez que essa pessoa não está preparada e não tem o conhecimento necessário para conduzir um veículo”, destaca.
Na tentativa de amenizar o número de infrações e de condutores irregulares, ficais da Escola Pública de Trânsito (EPT) realizam o programa Condutor Cidadão, junto aos Centros de Formação de Condutores, em Caxias do Sul. Periodicamente, uma aula teórica é reservada para a fiscalização de trânsito, que faz um trabalho de conscientização com os novos condutores sobre a importância de estar em dia com a legislação de trânsito e as consequências de ser flagrado dirigindo ilegalmente. O programa Condutor Cidadão é pioneiro no país e completa dez anos em 2018.
Comentários