Projeto de revitalização da Praça da Bandeira, em Caxias, pode ser entregue em março de 2022
Baixar ÁudioPrefeitura já possui a verba necessária para as intervenções
Caxias do Sul vai ganhar um projeto de revitalização da Praça da Bandeira, no bairro São Pelegrino, a partir do ano que vem. Uma equipe de trabalho, formada pela Prefeitura, a FSG - Centro Universitário, moradores e estabelecimentos do entorno, deu origem à Associação Praça da Bandeira, para debater a proposta. Com a criação do grupo, foi combinado de que alunos de arquitetura da FSG elaborem as mudanças necessárias ao local, junto a um cronograma para efetivar a execução do planejamento.
As conversas ficaram intensificadas nesta semana, em uma reunião que contou com a presença das secretarias de Planejamento, Meio Ambiente, Urbanismo, Obras, Trânsito e Cultura, mais os representantes da Associação e da instituição educacional. O encontro também repassou algumas diretrizes do que pode e não pode ser modificado no espaço, como questões de patrimônio, impacto no trânsito, o tipo de plantio possível para arborização, entre outros. A vice-prefeita Paula Ioris conta que o objetivo é que a praça seja modernizada e ocupada pela comunidade. Por isso, ela diz que a equipe envolvida na montagem do projeto vai perguntar aos frequentadores e moradores do entorno o que seria preciso para o local. Outra ideia é que se torne um espaço para atrações culturais.
O Município já possui o recurso para realizar a revitalização. São cerca de R$ 500 mil, direcionados para intervenções na Praça da Bandeira. A verba foi obtida por causa de índices construtivos, em que as empresas efetuam um pagamento extra ao poder público para construir a mais do que é permitido em legislação. O Executivo ainda precisa organizar qual será o tipo de parceria para uso do montante. Paula fala sobre o valor e também ressalta que o intuito é que o projeto seja entregue em março de 2022 e que, logo mais, seja iniciada a obra.
Futuramente, a administração pretende estender a proposta para mais espaços públicos da cidade. A revitalização da Praça da Bandeira faz parte da retomada do projeto Floresça Caxias, que permite a adoção de locais públicos por empresas privadas.
Segundo Paula, a legislação do projeto foi atualizada neste ano, com a promulgação do programa “Amigo do Esporte e Lazer”, que tem o mesmo objetivo. Para 2022, a ideia é colocar iniciativas de outras pastas, com propósito similar, em um mesmo projeto de lei e unificar estas ações. A expectativa é enviar a matéria à Câmara de Vereadores no início do próximo ano.
Comentários