Meteorologia alerta para temporais no Rio Grande do Sul
A chuva só deve diminuir a partir de quinta-feira, 20/10
O Rio Grande do Sul vai ter uma semana marcada pelas chuvas volumosas, por conta dos ventos úmidos vindos da Amazônia, um sistema de baixa pressão atmosférico no Paraguai e uma frente fria na costa. “A estimativa é de que os acumulados passem dos 150mm em boa parte do Estado gaúcho”, alerta o meteorologista Celso Oliveira.
De acordo com a Somar Meteorologia, a chuva se intensifica nesta segunda-feira, 17/10, e há possibilidade de queda de granizo, descargas elétricas e ventos fortes no leste gaúcho. Os acumulados tendem a ser elevados em todo o Rio Grande do Sul, especialmente entre as regiões centrais e fronteira oeste, mas apesar da chuva, as temperaturas continuam elevadas, em torno dos 27ºC.
Durante a terça-feira, 18/10, os volumes de chuva ainda devem ser altos e algumas cidades gaúchas podem ultrapassar a média climatológica para o mês. O potencial para granizo também deve persistir na faixa norte do Estado, além dos ventos em torno dos 65km/h na metade oeste. Já na quarta-feira, 19/10, ainda há possibilidade de alagamentos e deslizamentos de terra, queda de granizo e ventos fortes, com os maiores acumulados entre manhã e tarde nas regiões central e sul gaúcha.
A chuva só deve diminuir sobre o Rio Grande do Sul a partir de quinta-feira, 20/10, quando as instabilidades avançarem para outras áreas do país. A previsão é de tempo firme em boa parte do estado, mas desta vez as temperaturas ficam mais baixas, com sensação de frio.
Comentários