Centro de Operações da RGE alerta para novos temporais no Estado
Áreas de instabilidade se formaram sobre a Argentina e avançam sobre o Rio Grande do Sul
O Centro de Operações da Rio Grande Energia (RGE) monitora o ingresso de uma nova área de instabilidade no Estado, vinda da Argentina. Há previsão de chuva forte ainda nesta segunda-feira na Fronteira Oeste e Campanha Gaúcha. Na terça-feira, devido à intensificação de um sistema de baixa pressão atmosférica, há risco de temporais, especialmente no Norte e na Região das Missões do Rio Grande do Sul.
Com essas condições climáticas adversas, existe a possiblidade de fatores externos à nossa rede elétrica, como raios, galhos, objetos e árvores, serem lançados pela força das rajadas de vento sobre a rede e interromperem o fornecimento de energia elétrica.
Com objetivo de minimizar o impacto e manter a qualidade do fornecimento de energia aos seus clientes, a RGE está em alerta e suas equipes mobilizadas para atender às possíveis ocorrências e restabelecer o serviço o mais breve possível.
O que fazer em caso de falta de energia
Em caso de eventual falta de energia, a RGE recomenda que o cliente entre em contato com a distribuidora assim que registrar o problema, por meio dos canais de atendimento. Além do telefone 0800, o contato com a distribuidora pode ser realizado gratuitamente por mensagens via celular (SMS) e aplicativos para smartphone.
Vale ressaltar que a RGE possui tecnologia para identificar as principais ocorrências no seu sistema elétrico e tomará as medidas necessárias para o restabelecimento, sempre priorizando as cargas essenciais, tais como hospitais, postos de saúde, captação de água, prédios públicos, UTI domiciliares e outros.
Segurança
Durante as tempestades com descargas atmosféricas (raios) os seguintes cuidados podem aumentar a sua segurança:
- Não se aproxime e não toque nos cabos elétricos que podem ser rompidos pela queda de árvores e objetos, e avise imediatamente a RGE.
- Evite tocar os aparelhos eletrodomésticos e retire os aparelhos eletrônicos das tomadas.
- Afaste-se de janelas e portas metálicas,
- Evite os banhos nos momentos de tempestades.
- Nunca se abrigue debaixo de árvores. Sempre procure uma casa de alvenaria ou o interior de um veículo.
- Em zonas rurais, não toque e se aproxime de cercas.
Comentários