Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
20:00:00
Tua Essência
23:59:00
 
 

Casa Terapêutica para pessoas neurodiversas é inaugurada na Serra Gaúcha

Baixar Áudio por Beverli Rocha

Ambientes simulam locais domésticos e públicos para a socialização e autonomia dos pacientes

Foto: Divulgação

A Serra Gaúcha acaba de ganhar um novo espaço para acolhimento de crianças, adolescentes e jovens adultos neurodiversos. Com um investimento de R$ 1 milhão, a Casa Terapêutica abre às portas em Caxias do Sul para o atendimento especilizado de pessoas com o espectro autista, déficit de atenção e hiperatividade, transtorno opositor desafiador e altas habilidades.

O ambiente faz parte da primeira fase do Complexo Jordani TEA+, que será finalizado em janeiro de 2025 e contemplará em seis andares outros serviços ao público. 

Localizada na área central da cidade, na Rua Pinheiro Machado, 1276, a Casa Terapêutica conta com 200m² e tem capacidade para mil atendimentos por mês. Os trabalhos são realizados por uma equipe interdisciplinar, composta por 100 profissionais das áreas de psiquiatria, psicologia, neuropsicologia, psicopedagogia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, fisioterapia, nutrição, enfermagem, pediadria e médica de família, todos especializados em neuridivergência, incluindo a terapia de ABA.

A médica psiquiatra e fundadora do Complexo Jordani TEA+, Dra. Verônica Jordani, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Temática. Confira o conteúdo na íntegra em áudio (acima).

    

A saber:

1) A Casa Terapêutica simula ambientes doméstico e públicos. O local reproduz o lar e o entorno da convivência do paciente. O ambiente é literalmente uma casa, com cozinha funcional, quartos e sala de estar, e oferece também áreas de convivência integrada, com parquinho, árvore, rua, semáforo, mercado e até a casa de vizinhos.

2)  O Complexo Jordani TEA+ oferece programas de formação e treinamento para pais, aplicadores ABA, cuidadores, monitores de escolas e profissionais da área de saúde. Os dois primeiros cursos, que serão realizados nos dias 26 e 27 de outubro, já estão com as 100 vagas esgotadas e mais de 95 pessoas em lista de espera. Novas capicitações serão divulgadas nos canais oficiais da clínica.

3) A previsão é que o projeto de seis andares do Complexo Jordani TEA+ seja concluído em janeiro de 2025, totalizando um área de 1,3 mil metros quadrados, que incluem os 200m² da Casa Terapêutica. No edifício, estão previstas a inauguração de consultórios médicos para Terapias Especiais e um andar direcionado ao público adolescente e jovens adultos com altas habilidades. Além disso, outros dois andares serão destinados para cuidados pré-natais e de primeira infância.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais