Publicados balanços da Santa Sé e do Estado do Vaticano para 2014
Balanço indica déficit de 25,621 milhões de euros
O balanço consolidado da Santa Sé relativo ao ano de 2014 indica um déficit de 25,621 milhões de euros. Já o balanço do Estado da Cidade do Vaticano aponta um superávit de 63,519 milhões de euros. Os dados foram publicados nesta quinta-feira, dia 16, pela Sala de Imprensa da Santa Sé.
O comunicado da Sala de Imprensa refere que os balanços foram apresentados na última terça, dia 14/07, durante reunião do Conselho para a Economia, pelo Cardeal Pell (foto) e funcionários da Secretaria para a Economia. Ambos os balanços foram preparados pela Prefeitura dos Negócios Econômicos e examinados e verificados pela Secretaria para a Economia, pela Comitê de Auditorias e por um revisor externo.
Observou-se o fato de 2014 ter sido um ano de transição para as novas políticas de administração financeira baseadas sobre os Princípios Contábeis Internacionais para o setor público (IPSAS). Contudo, os balanços referentes a 2014 foram preparados conforme os precedentes princípios contábeis e perímetro de consolidação – que compreende 64 entidades da Santa Sé.
Assim mesmo, foi solicitado que os responsáveis de cada uma delas incluíssem todas as entradas e saídas e fornecessem garantias de precisão. No contexto do trabalho feito com o revisor externo, foi requerida a confirmação dos saldos às partes terceiras, de acordo com as normais praxes de revisão, de modo que todos os valores pudessem ser verificados de modo independente.
Fonte: Rádio Vaticano
Comentários