Planmob Caxias intensifica debates valorizando a mobilidade
Eventos da semana destacaram integração entre modais no estudo que está sendo executado
Atividades realizadas na noite de quarta-feira (13/09) e na manhã desta quinta-feira (14/09) abriram novos debates sobre a integração entre diferentes modais, dentre os quais pedestres e ciclistas, junto ao Plano Diretor de Transportes e Mobilidade Urbana (Planmob Caxias), que está sendo estruturado pela empresa URBTEC™. Os debates têm colhido informações da comunidade, que compartilha as próprias dificuldades do dia a dia, para que as perspectivas individuais auxiliem a moldar um futuro coletivo para a mobilidade urbana de Caxias do Sul. Além disso foram tratados aspectos técnicos da institucionalização e de proposições do Planmob Caxias.
Na quarta-feira, o Workshop Mobilidade, aberto ao público, aconteceu nas dependências do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG). A atividade contou com a participação de estudantes do curso de Arquitetura e Urbanismo da instituição, membros da União das Associações de Bairros (UAB), da concessionária do transporte coletivo e público em geral. O workshop objetivou a apresentação do processo de elaboração do estudo e as dificuldades encontradas junto à mobilidade urbana no município, dentre as quais transportes intermunicipais, integração das vias, ciclistas e pedestres.
Já nesta quinta-feira, os encontros ocorreram na presença das comissões internas da Prefeitura com representantes da URBTEC™. A empresa esteve representada pelos engenheiros civis Alceu Dal Bosco Júnior e Patrícia Monteiro, pela arquiteta e urbanista Mariana Andreotti e pela advogada Luciane Taniguchi. A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) contou com a presença do secretário Alfonso Willenbring Júnior e servidores das áreas técnicas.
O Planmob Caxias é um estudo que tem como objetivo a integração do planejamento urbano, entre transportes, trânsito e mobilidade, observando os princípios da inclusão social e da sustentabilidade ambiental. O investimento para a execução do Planmob tem origem em financiamento internacional do Banco de Desenvolvimento da América (CAF), como parte do Programa de Desenvolvimento da Infraestrutura (PDI II). Além disso, representa uma iniciativa estratégica voltada para melhoramento do sistema de transporte e mobilidade em Caxias do Sul, refletindo o compromisso com a qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável da cidade.
Comentários