Prefeitura caxiense pretende iniciar obras do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha em 2020
Baixar ÁudioPara alcançar o objetivo, Executivo planeja uma reunião com o ministro da Infraestrutura para obter verba de R$ 200 milhões
Localizado em Vila Oliva, a construção do Aeroporto Regional da Serra Gaúcha é um dos objetivos do Governo Daniel Guerra, em Caxias do Sul. Pensando nisso, o Executivo montou uma força-tarefa para realizar uma série de ações em busca da concretização desse desejo. O intuito é que as obras iniciem em 2020 para serem finalizadas em 2023.
Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), o plano envolve que o Município consiga realizar o cronograma de desapropriações das áreas no tempo proposto pelo Governo Federal, emitir as licenças prévias ambientais e efetuar a aprovação final do anteprojeto. A intenção é terminar em outubro esse trabalho. Conforme o secretário da Seplan, Fernando Mondadori, as ações finalizadas resultariam em uma audiência, prevista para novembro desse ano, com o ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, para definir formalmente as atribuições do Município e da União, além de garantir a verba de R$ 200 milhões para custear o início das obras. “Essa reunião com o ministro vai servir para oficializarmos os compromissos entre a União e o Executivo. Então, a gente já está trabalhando para termos toda a documentação e parte jurídica já vencidas até lá para formalizar isso.”, comentou.
Para que o prazo seja cumprido, a Prefeitura caxiense espera a documentação para o licenciamento ambiental, que tramita na Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), trabalha na análise do anteprojeto apresentado pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), além de aguardar o repasse financeiro do Governo do Estado para a desapropriação das áreas que envolvem as obras. Mondadori comentou sobre a expectativa do Executivo para esse plano. “A expectativa é que consigamos cumprir todas etapas que são de nossa responsabilidade e que o Executivo consiga fazer essa captação de recursos junto ao Governo Federal. É muito importante isso, além de vermos que o Governo Federal tem interesse nessa construção, uma vez que a nossa região é próspera tanto no turismo de negócios quanto no turismo de lazer.”, detalhou
O projeto do novo aeroporto pretende possuir um terminal de passageiros de 4,7 mil metros quadrados, com 500 vagas de estacionamento. O pátio terá 26 mil metros quadrados, permitindo aeronaves em oito posições. A pista terá cerca de 2000 metros de extensão por 45 metros de largura.
(Ouça a notícia abaixo do título da matéria).
Comentários