Polícia Civil do RS lança campanha para incentivar o uso da Delegacia Online
Baixar ÁudioCriada em 2002, serviço via internet serve para denúncias de 16 tipos de caso, como roubo, furto e abigeato
Foto: Divulgação
Diminuir o tempo de espera das pessoas em uma delegacia física, simplificar o processo do registro de ocorrência e mostrar a facilidade do serviço via internet. Esse é o objetivo de uma campanha da Polícia Civil do Rio Grande do Sul (RS), lançada nesta semana, para incentivar e estimular o uso da Delegacia Online, disponível desde 2002 no site da instituição.
Pelo portal, as pessoas conseguem denunciar 16 tipos de casos, como perda, roubo, abigeato e furto, com capacidade de acessar o serviço em casa. Porém, um estudo da Polícia Civil levantou que 46% dessas ocorrências não eram efetuadas pelo site. Por causa disso, a instituição percebeu que as pessoas deixavam de usar o serviço online para se deslocarem até os postos policiais para registrar uma situação não criminal. Essa atitude influenciou para a ideia da campanha, como conta a delegada e responsável pelo serviço, Silvia Cristina Sehn. “A gente fez uma análise de que apenas 15% das ocorrências de casos de perda, como documento e celular, são registradas na Delegacia Online. Então, ainda se vê muitas pessoas procurando a delegacia física e, às vezes, precisam esperar, sendo que é desnecessário por conta que tem como fazer o registro pelo site, que é muito rápido”, detalhou.
Para chamar a atenção das pessoas, a campanha será divulgada por meio de vídeos explicativos e cartões online nas redes sociais da Polícia Civil e da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do RS. A instituição espera que a população gaúcha perceba que podem registrar uma ocorrência não criminal com mais comodidade e facilidade. Silvia destaca que, para a Polícia Cívil, a possibilidade de ampliação do uso da Delegacia Online ajudará a desafogar os atendimentos nos postos físicos, o que otimiza o tempo do serviço e permite dar atenção a situações mais urgentes.
O serviço online pode ser usado 24 horas por dia e a qualquer momento, necessitando de internet e um aparelho eletrônico para fazer a denúncia. A partir do ano que vem, a intenção da Polícia Civil do RS é transferir o registro de ocorrências do tipo apenas para o portal.
(Ouça a notícia abaixo do título da matéria).
Comentários