Moradores do bairro Interlagos, em Caxias, realizam abaixo-assinado contra etapa de arrancadão na Perimetral Norte
Baixar ÁudioDocumento com 230 assinaturas traz justificativas para a mudança do local do evento
A comunidade do bairro Interlagos começou uma mobilização contra um campeonato de arrancadão de rua que vai ocorrer no próximo domingo (21/05), a partir das 8h, em Caxias do Sul. Os moradores são contra o lugar escolhido para o evento: na Perimetral Norte, no trecho da Avenida Rubem Bento Alves, n° 820, entre as rótulas da Atílio Andreazza e da Conselheiro Dantas, onde a região está localizada.
Com cerca de 230 assinaturas, um abaixo-assinado feito por representantes do bairro demonstrou o descontentamento com o local marcado para o arrancadão. Conforme justificativa, o evento traria um grande barulho aos moradores, o que poderia incomodar crianças, idosos e autistas que viveriam nas imediações, além de animais que ficariam pelo entorno.
O documento, que teria sido enviado ao prefeito Adiló Didomenico, ainda traz que a Perimetral Norte não seria apropriada para este tipo de evento e afirma que a Associação dos Moradores do Bairro (AMOB) Interlagos não foi procurada para discutir sobre a realização do campeonato.
Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, um dos moradores envolvido na mobilização, que preferiu não se identificar, ressalta que a comunidade não seria contra a etapa em si, mas com o local definido para sua promoção. Na sua fala, ressalta que o arrancadão traria muito barulho e lixo nas imediações, e diz que precisaria existir um espaço especifico para o evento. Por fim, reafirma que a comunidade do Interlagos não foi consultada sobre o tema.
(Como o morador preferiu não se identificar, alteramos sua voz a fim de preservar sua identidade)
A arrancada ou arrancadão é uma modalidade automobilística em que o competidor tem o objetivo de percorrer um trecho reto de pista, cerca de 200 metros, saindo da imobilidade, para alcançar a maior velocidade possível em um curto espaço de tempo. No Brasil, a Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) cuida das competições nacionais do gênero e de outras modalidades incluídas no seu rol.
A Federação Gaúcha de Automobilismo representa o Rio Grande do Sul em nível nacional e organiza campeonatos locais. Em parceria com a Associação Caxiense de Esporte Automotor, a entidade vai promover no dia 21 de maio a primeira etapa do campeonato regional de arrancada. Segundo a organização, haverá uma ação social de arrecadação de alimentos não-perecíveis e rações para pets no dia.
De acordo com o presidente da associação, Diogo Schmitz, somente pilotos que possuem a carteira da Federação Gaúcha poderão participar do campeonato no próximo domingo. Ele afirma que o esporte não é para qualquer pessoa, apenas para profissionais federados de todo o estado. Schmitz ressalta que a etapa em Caxias é uma demanda antiga da categoria.
A Prefeitura de Caxias do Sul alega que não é promotora do evento, mas, sim, apoiadora. Segundo o órgão, foi analisado critérios como segurança, viabilidade e impacto para autorizar a sua realização, bem como o potencial de retorno que poderá proporcionar, com a vinda de participantes, equipe de apoio e público de todo o estado. Os carros seriam revisados antes da prova, e haveria proteção nas laterais da pista, que terá 200 metros de extensão. Para permitir que o público assista à competição, os organizadores irão montar uma arquibancada, com cobrança de ingresso.
O secretário municipal de Esporte e Lazer (Smel), Gabriel Citton, afirma que as forças de segurança estarão no local para que a prova transcorra com normalidade. Ele exemplifica que a ação policial será igual à que ocorre durante as competições de futebol na cidade. E ainda ressalta que o entorno não vai sofrer com perturbação de sossego, pois terá um grande efetivo para impedir essa prática.
Comentários