Ampla e Ciplam formalizam posse de novos gestores
Baixar ÁudioAssembleia de prestação de contas e eleição ocorreu na noite de sexta-feira, 13/01
Em assembleia realizada na noite de sexta-feira, 13/01, Ampla e Ciplam realizaram prestação de contas e cerimônia de posse aos novos gestores. Evento foi realizado na Casa Bianchi Vinícola e Restaurante, com a presença de prefeitos.
Para a gestão do ano de 2023, assume a presidência do Consórcio Intermunicipal da Região do Planalto Médio – Ciplam, o prefeito de Marau, Iura Kurtz. Ele sucede o prefeito de Vila Maria, Maico Betto, no cargo. Fundado em 2018, o consórcio é constituído por 18 municípios e tem sede na BR 285, Km 292, Prédio K1 da UPF, em Passo Fundo.
Além da gestão associada de serviços públicos e de políticas públicas dos entes consorciados, em especial os relacionados à segurança alimentar, nutricional e desenvolvimento local, o Ciplam prioriza, ainda, compras coletivos de produtos e serviços a prestação de serviços de assistência técnica para execução de obras e ações consorciadas de saneamento básico, sistema de tratamento de resíduos (lixo), infraestrutura viária e transporte e usinas asfálticas.
De acordo com o prefeito Iura - ouça a entrevista no player de áudio - somente com as compras conjuntas - pneus medicamentos, kits de informática, equipamentos, exames - a economia nos municípios que integram o consórcio chega à casa dos R$ 3,8 milhões, uma média de 16,28%. Somente em Marau, aproximadamente R$ 1 milhão deixa de ser gasto por conta da adesão do município ao consórcio.
Na mesma data tomou posse a nova diretoria da Associação dos Municípios do Planalto - Ampla, que agora é presidida pelo prefeito de Vanini, Flávio Gabriel da Silva. Flávio dá sequência ao trabalho realizado pelo prefeito de Gentil, Alcenir Dalmago.
Comentários