Prazo para solicitar refinanciamento de dívidas do Funcap encerra neste mês
Baixar ÁudioBeneficiários podem renegociar as parcelas em atraso na Secretaria da Habitação até o dia 30
As pessoas que aderiram ao Fundo da Casa Popular para adquirir seus imóveis e que estão com parcelas atrasadas, têm até o dia 30 deste mês para solicitar o refinanciamento junto à Prefeitura de Caxias do Sul.
O chamamento para a renegociação da dívida foi feito pelo Município ainda em outubro do ano passado, quando havia cerca de duas mil pessoas com pagamentos atrasados. Conforme dados da prefeitura, cerca de 50% dos inadimplentes solicitaram o refinanciamento até o início deste mês.
O secretário Municipal da Habitação, Claudir Bittencourt, explica quem são as pessoas que podem aderir ao processo: “São aquelas pessoas que estão inadimplentes, que desejam buscar uma nova forma de fazer o refinanciamento e colocar em dia seus imóveis junto à prefeitura. Aí elas conseguem readequar novamente nos seus orçamentos”.
Com o refinanciamento o usuário poderá adequar os valores atrasados com redução de até 100% dos juros e parcelamento em até 60 vezes. Bittencourt também salienta que o objetivo da renegociação da dívida é evitar processos judiciais que podem resultar reintegração de posse do imóvel. “Nosso objetivo é que o adquirente consiga ficar com seu imóvel, manter sua habitação. Importante frisar que não temos um objetivo de arrecadação em relação a isso. Obviamente arrecadamos, mas o nosso objetivo é a função social, de que o adquirente e sua família consigam ficar com seu imóvel”.
Ele também destaca que o valor arrecadado com esse serviço poderá possibilitar o investimento em mais unidades habitacionais em Caxias do Sul. “Os adquirentes que estão em dia acabam fomentando e beneficiando outros empreendimentos habitacionais. Esse recurso é vinculado, então ele só pode ser utilizado com o objetivo social do Funcap”, explica.
O atendimento no Funcap funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h, na SMH, localizada no térreo da prefeitura. Para solicitar a renegociação das dívidas os beneficiários devem apresentar apenas os documentos de identificação.
Comentários