Programa Alimenta Brasil é retomado em Caxias
Produtos da primeira compra semanal são entregues no Banco de Alimentos para distribuição para entidades cadastradas
O Banco de Alimentos de Caxias recebeu nesta segunda-feira (13/02) a primeira compra de hortifrutis adquiridos junto a agricultores do município com a verba que marcou a retomada do Programa Alimenta Brasil após dois anos de pausa. A liberação de R$ 804 mil pelo Ministério da Cidadania ocorreu no final do ano passado e a equipe de Segurança Alimentar da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SMAPA) vinha realizando os trâmites necessários. A partir de agora até setembro, os recursos serão usados em compras semanais. Os produtos serão distribuídos para 109 entidades da cidade (que atendem públicos diversos, como de assistências de turnos inversos, casas-lares e idosos).
A gerente de Segurança Alimentar do Banco de Alimentos, Luana Mugnaga, explicou que a estiagem tornou as compras um pouco mais difíceis pois alguns produtores não tinham os itens, como algumas verduras.
O valor pago aos agricultores quem vendem ao programa é uma média de preços do mercado. É um valor fixo e vale por 12 meses. Cada unidade familiar pode comercializar R$ 12 mil por ano. Conforme Luana, o recurso do Ministério nem passa pela Prefeitura. “Já entra direto na conta dos agricultores. Isso é uma garantia a mais que eles irão receber rápido”. A gerente reforça que o recebimento dos alimentos pelas entidades é benéfico também por elas poderem redirecionar as quantias que seriam usadas com comida em outros itens necessários.
Comentários