Obras de infraestrutura ganham impulso em Caxias do Sul com ações de recuperação, drenagem e manutenção de estradas
A série de intervenções visa melhorar a infraestrutura da cidade, com a recuperação de pontes, construção de rede de drenagem e patrolamento de estradas rurais
Na última sexta-feira (10), a Secretaria de Obras (SMO) de Caxias do Sul iniciou importantes ações para garantir a segurança e a qualidade de vida dos moradores da cidade. O Departamento Técnico de Infraestrutura da SMO realizou uma inspeção na ponte localizada na rua Batista Tissot, em Galópolis, e identificou uma grave erosão nas cabeceiras da estrutura, causada pelas fortes chuvas de maio e agravada pelas precipitações recentes. O problema comprometeu a estabilidade da ponte, representando riscos significativos para o tráfego local.
Por medidas de segurança, a ponte foi interditada e o tráfego de veículos foi desviado para a rua José Casa, próxima ao cemitério de Galópolis, até a conclusão dos reparos. O Governo Federal já liberou recursos financeiros para a recuperação da estrutura, e a equipe técnica da SMO está finalizando o projeto para iniciar as obras de recuperação.
Além disso, a SMO deu início à construção de uma nova rede de drenagem pluvial de 120 metros de extensão entre as ruas Homero Ivo Festugato e Oscar Hypolito Denicol, no bairro São Victor Cohab. O objetivo da obra é solucionar problemas de infiltrações e alagamentos que afetam residências da região. Durante os trabalhos, há bloqueios pontuais no trânsito, e a Prefeitura orienta os motoristas a seguirem as sinalizações no local.
A SMO também iniciou, nesta segunda-feira (13), uma ação preventiva de limpeza do tanque de contenção na Avenida Dr. Mário Lopes, no Bairro Fátima Baixo. A limpeza visa garantir o pleno funcionamento da estrutura, fundamental para o escoamento das águas pluviais em períodos de chuvas intensas, prevenindo alagamentos e danos à população.
Por fim, em parceria com as subprefeituras de Vila Seca e Fazenda Souza, a pasta começou uma operação de patrolamento das estradas rurais, que inclui manutenção das vias de acesso às comunidades, como a que liga a Nossa Senhora Aparecida ao Rincão das Flores. A iniciativa visa melhorar as condições de tráfego para moradores e produtores rurais e está prevista para ser concluída até o dia 20 de janeiro.
Comentários