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Gerente de Trânsito afirma que há tratativas entre Secretaria e Visate para resolver problema de superlotação no transporte coletivo

por Isadora Helena Martins

Na última fiscalização, foi constatado excedente de 121 passageiros entre as mais de 80 linhas fiscalizadas

Foto: Divulgação / Andréia Copini

Passageiros do transporte coletivo urbano de Caxias do Sul tem relatado superlotação dos veículos em algumas linhas, principalmente nos horários de pico. A realidade é constatada pela Secretaria Municipal de Trânsito Transportes e Mobilidade (SMTTM). Na última fiscalização, realizada na quinta-feira (10), os agentes registraram 121 passageiros acima do limite permitido por decreto nas cerca de 85 linhas vistoriadas.

Conforme o gerente de Trânsito e Transportes da SMTTM, Evandro Rech, um dos motivos da superlotação é o ingresso da região na bandeira vermelha o que limita a capacidade de passageiros permitidos no transporte, além da proximidade do final de ano. “Esse aumento se dá por conta do momento que estamos vivendo, de festas de final de ano, então o pessoal usa mais o transporte público para fazer suas compras na área central. O excesso de passageiros também ocorre por conta da mudança de bandeira que acaba restringindo a capacidade: era 60% de ocupação na bandeira laranja e na vermelha é 50%”, afirmou.

Rech garantiu que a pasta está em constantes trataivas com a concessionária do serviço, a Visate, para adequar os veículos e horários a fim de diminuir o excesso de passageiros: “A gente tem sistematicamente feito contato com a concessionária para que ela aporte mais ônibus nas linhas para tentar resolver esse problema. Então, diariamente a gente tem apontado a concessionárias os problemas e ela tem apresentado medidas, quer seja o aumento da frota, mudança do tipo de ônibus pra tentar fazer com que os passageiros tenham mais segurança sanitária no transporte em Caxias do Sul”.

Conforme Rech, a Visate está operando atualmente com cerca de 70% da frota, já que o número de passageiros passou de cerca de 140 mil para 80 mil por dia, em média.

Ainda durante entrevista, o gerente de Trânsito afirmou que está em negociação com a empresa que opera o serviço para que ocorra um reforço no número de ônibus nestes últimos dias do ano. Essa é uma reivindicação das entidades do comércio. Ouça AQUI.

Denúncias de linhas com problemas de superlotação, de atrasos ou queima de voltas podem ser feitas pelo Alô Caxias no número 156.  

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