IPVA 2022 pode ser parcelado em até seis vezes
O calendário do imposto foi divulgado na manhã desta sexta-feira.
Os proprietários de veículos emplacados no Rio Grande do Sul vão precisar se preparar para um IPVA mais caro no próximo ano. A tabela Fipe aponta uma valorização dos veículos em todo o Brasil. Isso vai acarretar num aumento médio de 22% ao contribuinte.
Na manhã desta sexta-feira (10), o Governo do Estado divulgou a tabela do imposto para o próximo ano. Na tentativa de amenizar a valorização, alguns pontos no pagamento do IPVA foram alterados. O prazo de parcelamento foi estendido, passando de três para seis meses.
Será possível efetuar o pagamento a partir de 15 de dezembro. A quitação até 30 de dezembro resulta no desconto de 10%. As reduções de Bom Motorista e Bom Cidadão permanecem inalterados. Portanto, pagar o tributo neste mês somando com os benefícios, a redução pode chegar a 34,63%.
Quem optar pelo parcelamento, deve respeitar a data limite para conseguir descontos, em janeiro, fevereiro e março, com 10%, 6% e 3%, respectivamente. O Bom Motorista e Bom Cidadão também se aplicam para a quitação dividida. Por fim, outra novidade para 2022 é o pagamento via PIX.
O total da frota no Rio Grande do Sul atualmente é de aproximadamente 7,2 milhões de veículos, sendo 53,9% tributáveis e 46,1% isentos. Entre as principais isenções, estão veículos com mais de 20 anos (cerca de 2,8 milhões de veículos). A expectativa da Secretaria da Fazenda é arrecadar R$ 4,2 bilhões com o IPVA.
Comentários