Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Ciclistas discutem implantação de faixas compartilhadas com Secretaria de Trânsito, em Caxias

por Caroline Rosa

O objetivo é estimular o uso da bicicleta como meio de transporte no município

Foto: Leonardo Portella

Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM) inicia planejamento para a implantação de faixas compartilhadas entre veículos e ciclistas em Caxias do Sul. Essa e outras ações de incentivo à utilização da bicicleta como meio de transporte foram discutidas entre o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, e dezenas de ciclistas, na noite de quinta-feira (05). Organizado pelo Pedala Caxias, que integra movimentos de ciclismo da cidade, o encontro buscou alinhar as demandas de quem anda de bicicleta com as ações que estão em estudo na prefeitura.

O grupo entregou um abaixo-assinado com 7,5 mil assinaturas, solicitando a implantação das faixas compartilhadas na cidade. Os ciclistas ficam responsáveis por apresentar à SMTTM uma lista com a localização das principais rotas utilizadas na cidade. Após análise da pasta, os trabalhos de sinalização serão iniciados. A intenção é que sejam instaladas placas informando o compartilhamento da pista, de atenção aos condutores e ciclistas, além da pintura, com a sinalização de uma bicicleta na via. O objetivo é que as primeiras rotas ciclísticas sejam concluídas até o verão, quando o clima seco e quente poderá incentivar que mais pessoas utilizem a bicicleta.

Em um segundo momento, o projeto prevê que faixas de ruas da área central também sejam compartilhadas. De acordo com o titular da SMTTM, a medida funcionará como um ensaio e buscará consolidar rotas onde a implantação de futuras ciclovias sejam justificadas pela demanda e importância no deslocamento permanente. “O objetivo é criar a faixa compartilhada e chamar o ciclista para a rua, para que ele se aproprie do espaço e mostre para o poder público que essa rota é importante para pedalar. Ou seja, o que começou como uma faixa compartilhada poderá se tornar uma ciclovia”, destaca Soares.

Conforme o secretário, o teste ainda auxiliará nos estudos para que a prefeitura faça um investimento certeiro na ampliação da malha cicloviária, implantando o espaço exclusivo aos ciclistas em rotas consolidadas para que não ocorra desperdício de recursos e prejuízo ao trânsito. Além de estudos, ele reforça que a medida demandará diálogo e ações específicas de educação para o trânsito, para que a cultura do compartilhamento entre os meios de transporte passe a ser cada vez mais praticada na cidade.

 

Ciclovias

A SMTTM executa, ainda no segundo semestre deste ano, obras para uma ciclovia de 1,7 quilômetro na avenida Rio Branco, em Ana Rech. No próximo ano, a intenção da secretaria é tirar do papel a implantação de uma ciclovia na rua Luiz Michelon, que deverá ser acompanhada de uma série de melhorias de mobilidade no trecho.

Voltadas ao incentivo à utilização de bicicletas em Caxias, a implantação de faixas compartilhadas e a expansão da malha cicloviária integram o Inova Mobilidade. Desde o início do ano passado, o programa vem revisando e adequando melhorias nos serviços de trânsito, transporte e na mobilidade na cidade.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais