Flores da Cunha tem programação especial para o Maio Amarelo
as atividades tem como foco principal a educação de crianças para o trânsito
Flores da Cunha realiza até o final do semestre o projeto “Educação para o Trânsito”, que atende os alunos dos 3º anos das escolas municipais e estaduais. Estão em andamento palestras com vídeo sobre diversos aspectos da segurança no trânsito, como o uso do cinto, respeito à sinalização e comportamento no trânsito. No final da aula teórica as crianças participam de atividades práticas em circuito montado na quadra de esportes.
Além disso, estão programadas atividades para o dia 19 a partir das 9h em diversos pontos da cidade. Na área central do município terá blitz e caminhada com os alunos para a entrega de panfletos e apresentação dos trabalhos desenvolvidos nas escolas.
Já na Praça da Bandeira, serão instalados circuitos compostos por mini semáforo, mini lombada eletrônica, placas de sinalização, faixa de pedestres e cones. Também vão ser disponibilizados carrinhos eletrônicos para as crianças realizarem o circuito educativo.
Também haverá caminhada com carro de som na Avenida 25 de Julho entre as ruas Heitor Curra e Barros Cassal. Lembrando que em Flores da Cunha o projeto de educação no trânsito teve início em 2013, é e desenvolvido em parceria das Secretarias de Educação, Cultura e Desporto e Planejamento, Meio Ambiente e Trânsito, com o CFC Florense, o Instituto Zero Acidente, e apoio da Kopp Tecnologia. Uma faixa relativa ao Maio Amarelo foi fixada no pórtico de acesso sul do município (foto).
Números do Trânsito
São três mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas do mundo, sendo a nona maior causa de mortes na terra. Os acidentes de trânsito são o primeiro responsável por mortes na faixa de 15 a 29 anos de idade; o segundo, na faixa de 5 a 14 anos; e o terceiro, na faixa de 30 a 44 anos. O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) estima que neste ano ocorram 40 mil mortes relacionadas aos acidentes de trânsito no Brasil. Atualmente, esses acidentes já representam um custo de US$ 518 bilhões por ano ou um percentual entre 1% e 3% do PIB (Produto Interno Bruto) de cada país. Se nada for feito, a Organização Mundial da Saúde estima que 1,9 milhão de pessoas devem morrer no trânsito em 2020 (passando para a quinta maior causa de mortalidade).
Comentários