Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
19:00:00
A Voz Do Brasil
20:00:00
 
 

Prefeitura se reúne com DNIT para viabilizar obras em partes da BR-116, em Caxias do Sul

por Daniel Lucas Rodrigues

Município quer recursos federais para intervenções no perímetro urbano da rodovia. Administração apresentou três propostas de obras ao departamento

Foto: Bianca Prezzi/Divulgação

A Prefeitura de Caxias do Sul tenta pleitear recursos para obras no perímetro urbano na BR-116. Uma comitiva da administração se reuniu com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Rio Grande do Sul (DNIT) para viabilizar uma parceria com verbas federais e municipais para realizar as intervenções propostas.

A Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) mostrou algumas proposições às intervenções. Foram indicadas três proposições por parte da prefeitura, sendo elas: intervenção maquinária nos entroncamentos da BR-116 com as ruas Pedro Olavo Hoffmann e João Orestes Faoro, além do viaduto na Perimetral Norte. Segundo a secretaria, estes projetos já possuem material técnico para sustentar uma análise preliminar, o que auxiliaria o DNIT.

Foram destacadas mediações classificadas como pontos críticos pelo Poder Público, onde a principal é o projeto executivo do viaduto na Perimetral Norte da cidade. A obra é considerada uma necessidade pela Prefeitura devido ao grande fluxo de veículos no local, além dos problemas de transposição da rodovia. Conforme a Seplan, há um conjunto semafórico no local que vem comportando muitos veículos e o viaduto auxiliaria na fluidez do tráfego, gerando mais segurança no deslocamento.

Agora, o DNIT prepara uma observação de ponto crítico para avançar na proposta com o Poder Público. Será avaliada toda a questão de tráfego para ver se a pendência se enquadra na atuação do departamento. A partir disso, haverá um estudo para conseguir absorver os dados da Prefeitura e viabilizar o projeto do viaduto.

Referente à expectativa das ações do Poder Público, a Seplan prepara um plano executivo para a proposta. Conforme a pasta, a obra é um projeto sólido com estudos avançados. Terá progressão com o protocolo do processo e atualização do orçamento da intervenção. A partir do encaminhamento, será buscada mais ações atrás de recursos, a fim de atingir essa proposta.

O encontro foi realizado na semana passada, com a presença do prefeito Adiló Didomenico, a vice-prefeita Paula Ioris, a secretária de Planejamento, Margarete Bender, os secretários de Trânsito, Transportes e Mobilidades, Alfonso Willenbring, e de Gestão e Recursos, Maurício Batista, além de técnicos das pastas e representantes do DNIT, como o superintendente do departamento, Hiratan Pinheiro da Silva.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais