Campanha de retorno de embalagens de defensivos agrícolas recolhe cerca de 60 toneladas em Caxias
Volume foi contabilizado nos últimos dias pelos coordenadores da ação
A ação de recolhimento de embalagens de defensivos agrícolas foi realizada entre os dias 23 e 31 de outubro, em várias localidades de Caxias do Sul, atendendo cerca de 800 produtores rurais. O resultado foi contabilizado nos últimos dias, totalizando 58.800 mil quilos recolhidos. As embalagens encheram 21 cargas de caminhão e foram destinadas a uma central de recebimento localizada no município de Vacaria.
A campanha é promovida anualmente pelas revendas de Caxias do Sul e região e tem como parceira a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa).
O resultado superou em cerca de 50% o volume registrado no ano passado. Quem esteve à frente da ação foi Adilson Rizzon, da Agrocaxias, que destacou que, apesar do tempo instável, os números mostram uma participação maciça dos produtores rurais. No entanto, ele observa que os procedimentos básicos no descarte das embalagens precisam melhorar. Rizzon alertou que muitos agricultores não estão fazendo a tríplice lavagem, nem furando as embalagens rígidas. E também seguem utilizando indevidamente embalagens para armazenar óleo lubrificante ou lixo doméstico, por exemplo, o que é vedado.
O Secretário Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Rudimar Menegotto, trabalha a favor de parcerias com as revendas e entidades do segmento para viabilizar um local permanente de devolução de embalagens, o que iria beneficiar muitos agricultores. Mesmo assim, o secretário considera que o resultado positivo é efeito da divulgação realizada no interior, com auxílio de técnicos e subprefeitos.
Comentários