Corede realiza assembleia para definir projetos da Consulta Popular
Baixar ÁudioEncontro será realizado no campus da UCS a partir das 14h30 dessa quarta
Foto: Divulgação
Nesta quarta-feira,07/08, às 14h30, no campus da UCS em Vacaria serão definidos os projetos que constarão na cédula da Consulta Popular deste ano. A assembleia geral do Corede Campos de Cima da Serra contará com a participação dos representantes de todas as entidades que fazem parte do órgão. A diretoria do Corede já definiu pelo menos seis projetos a partir do que estabelece o plano estratégico e as diretrizes do governo do estado para a execução da Consulta. Neste ano as áreas de saúde, segurança e educação estão fora do processo. O governo destinou para a região R$ 800 mil.
O presidente do Corede Adalécio Kovaleski destaca que somente poderão ser definidos projetos relacionados ao desenvolvimento regional. Ele acrescenta que estão sendo sugeridos seis projetos, sendo que, quatro relacionados a agricultura. A certificação das propriedades que produzem o queijo artesanal serrano, a revitalização da fruticultura com destaque para as pequenas frutas e a uva, correção de solo, projeto circuito integrado de turismo e ainda diagnóstico sócio-econômico da região estão entre os projetos propostos pelo Corede. A definição dos que estarão na cédula ocorre na assembleia desta quarta-feira.
O presidente ressalta que para validar o processo é necessário a votação de pelo menos 6% do total do eleitorado dos Campos de Cima da Serra. A votação da população está prevista para dia 08 de setembro. Até lá serão realizadas mais três assembleias micro regionais dentro do Corede. Adalécio observa que será necessária mobilização da comunidade. Sobre os recursos da Consulta Popular do ano passado o governo sinaliza que não houve previsão orçamentária e que não irá portanto fazer os repasses.
Comentários