Confira a programação do Tríduo Pascal nas paróquias da Diocese de Caxias do Sul
Nestes dias, a Igreja celebra o ponto alto de sua fé, com os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus; a Diocese realizou levantamento da programação das celebrações do Tríduo Pascal, na Semana Santa, entre os dias 14 e 17 de abril
A Diocese de Caxias do Sul realizou levantamento da programação das celebrações do Tríduo Pascal, na Semana Santa, entre os dias 14 e 17 de abril de 2022. O mapeamento leva em conta as paróquias das sete Regiões de Pastoral da Diocese. Nesses dias, a Igreja celebra o ponto alto de sua fé, com os mistérios da paixão, morte e ressurreição de Jesus.
Na quinta-feira, dia 14 de abril, às 09h30min, no Santuário de Caravaggio, em Farroupilha, será realizada a Missa do Crisma, que expressa a unidade do clero diocesano e religioso com o bispo diocesano. A celebração será presidida por Dom José Gislon e terá a bênção dos Óleos Santos do Batismo e da Unção dos Enfermos e a consagração do Óleo do Crisma, utilizados para ministrar os sacramentos. Nesta Missa, os padres também renovam as promessas do sacerdócio, uma vez que na Ceia, Jesus pediu que os apóstolos atualizassem o mistério com o Pão e o Vinho, que se transformam em Corpo e Sangue de Cristo e, assim, instituiu o sacerdócio.
Ao final da tarde da Quinta-feira Santa, as paróquias irão celebrar a Missa da Instituição da Eucaristia, com o rito do lava-pés, que recorda a última Ceia de Cristo e acontece a transladação do Santíssimo, isto é, a procissão da Eucaristia e sua colocação em outro espaço, para adoração, para lembrar a agonia de Jesus no Monte das Oliveiras.
Já a Sexta-feira da Paixão, 15 de abril, é dia de jejum e abstinência de carne para os católicos. Neste dia não se celebra a Missa, mas acontecem momentos de oração como a Via Sacra e a celebração da Paixão. Em Caxias do Sul, após dois anos, retorna a tradicional procissão do Cristo Morto, pelas ruas centrais. Neste ano, grupos vindos das paróquias São Pelegrino e São Leonardo Murialdo se juntam aos fiéis que acompanham a programação na Catedral e, às 15h, seguem pela avenida Júlio de Castilhos até a rua Do Guia Lopes; no entroncamento da rua Do Guia Lopes com a rua Sininbu, acontece o encontro das imagens do Cristo Morto e de Nossa Senhora das Dores, esta que vem com um grupo da Paróquia Nossa Senhora de Lourdes e da comunidade Cristo Redentor. Após o encontro, todo o povo retorna pela rua Sinimbu até a Catedral Diocesana, para ouvir a homilia de Dom José Gislon e a oração sobre o povo. Em Bento Gonçalves também haverá a procissão do encontro.
A Sexta-feira da Paixão também é o dia em que diversos grupos encenam a Via Sacra, isto é, os últimos passos de Cristo antes de sua morte. Nos Pavilhões da Festa da Uva, junto ao Monumento Jesus Terceiro Milênio, acontece a 18ª edição da Via Sacra da Juventude, encenada por mais de 40 jovens de diversos grupos, movimentos e pastorais da Igreja Católica. Em diversas cidades da Diocese também estão programadas encenações.
O Sábado de Aleluia, 16 de abril, será marcado pela Vigília Pascal, com a bênção do fogo novo e da água, além do acendimento do Círio Pascal e do canto do “Exultet” que é a Proclamação da Páscoa. E o Domingo de Páscoa, 17 de abril, terá dezenas de celebrações nas diversas paróquias e comunidades.
Nas redes sociais da Diocese de Caxias do Sul, serão transmitidas as Missas da Quinta-feira Santa, às 09h30min, ao vivo do Santuário de Caravaggio e 20h, da Catedral Diocesana. Na Sexta-feira da Paixão, a transmissão será a partir das 14h, com a celebração da Paixão e a procissão, ao vivo da Catedral Diocesana. No Sábado de Aleluia e no Domingo de Páscoa, às 19h, também com as imagens geradas na Catedral.
A Diocese de Caxias do Sul também prepara a bênção de Páscoa do bispo diocesano, Dom José Gislon, às famílias. O momento de oração será veiculado pelas rádios e também nas redes sociais, às 12h do Domingo de Páscoa, 17 de abril.
"Queremos, como povo de Deus, a caminho da Casa do Pai, viver toda riqueza espiritual deste Tempo, celebrando os acontecimentos que tocaram a vida do Senhor Jesus e também o amor, a compaixão e a misericórdia de Deus, que tocam o nosso coração, a nossa vida e nossa caminhada de fé", pontua Dom José Gislon.
Confira a programação do Tríduo Pascal na Diocese de Caxias do Sul (aqui)
Comentários