Parlamentares caxienses instituem grupo de trabalho em defesa dos autistas
Baixar ÁudioObjetivo é promover ações de conscientização da sociedade e buscar mecanismos para promover políticas públicas em prol dessa população
Foto: Divulgação / Samuel Rodrigues
Caxias do Sul passou a contar, nesta semana, com a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Autistas. O grupo foi instituído na quarta-feira (04). Na ocasião, também foi realizada a escolha da vereadora Tatiane Frizzo (PSDB) como presidente e da vereadora Marisol Santos (PSDB) como secretária.
Conforme Tatiane Frizzo, o grupo vai trabalhar com o debate e conscientização de toda a sociedade, bem como junto ao Executivo para que o município possa ter políticas públicas que atendam a essa população. Em entrevista à Tua Rádio São Francisco, a parlamentar informou que o cronograma de atividades já está sendo elaborado: “A gente está montando um cronograma de ações da Frente Parlamentar que inclui reuniões com os pais que têm filhos com autismo, com a Associação AMA Caxias, a gente vai visitar o UniTEA Caxias do Sul, a própria AMAFA de Farroupilha, que é um local que tem um centro especializado de atendimento ao autista. A ideia é que a gente faça encontros, reuniões e painéis para a comunidade acompanhar, porque, como diz o nome da Frente, ela é de conscientização e defesa dos direitos, porque a gente ainda tem que conscientizar a população do que é o autismo”.
A vereadora ainda explicou como é o funcionamento de uma Frente Parlamentar. “A criação da Frente Parlamentar não traz nenhum ônus pra Casa, não é feita a criação de cargos, não tem nenhum tipo de despesa para o Legislativo caxiense. O grande objetivo da Frente Parlamentar é atuar a respeito de um tema, de um foco, observando as dificuldades que a comunidade enfrenta e pensando em formas de reduzir essas dificuldades; de pensar em políticas públicas mais eficientes, voltadas para esse setor”, disse. Confira a entrevista em "Ouvir Notícia".
A Frente Parlamentar tem duração prevista de dois anos, podendo ser prorrogada para mais dois. Além de Tatiane Frizzo (PSDB), Marisol Santos (PSDB), Elisandro Fiuza (Republicanos), Olmir Cadore (PSDB) e Alexandre Bortoluz (PP) integram a Frente Parlamentar de Conscientização e Defesa dos Autistas.
Comentários