No segmento cultural, Camargo também recebe Prêmio Boas Práticas em Gestão Pública
Baixar ÁudioOuça a entrevista da prefeita Eliane Trentin no player de áudio
Foto: Divulgação
O Projeto Preservação e Manutenção do Patrimônio Histórico e Imaterial da Cultura e da Língua Talian de Camargo foi premiado pela Famurs - Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul, no Prêmio Boas Práticas na Gestão Pública. A divulgação dos resultados aconteceu nesta sexta-feira, 05/07, em Bento Gonçalves.
De acordo com o secretário da Educação e Cultura, Samir Casagrande, o projeto é global. Envolve todos os aspectos do projeto de lei que institui o Talian como língua co-oficial e a manutenção do trabalho de preservação da cultura italiana. Além do ensino do Talian em sala de aula, o projeto contempla a realização de filós e jantares italianos. Com ele, foi possível a estruturação de um museu e a sua vinculação com a comunidade.
O objetivo é o resgate da cultura italiana, a fim de preserver a herança cultural. As aulas acontecem uma vez por semana com o intuito de apresentar uma base para as crianças da educação infantil e ensino fundamental. O projeto atrai olhares até mesmo de cidades italianas, como a de Isola Vicentina, localizada na província de Vicenza, que tem Gemellagio com a cidade de Marau. Além disso, o projeto tem sua confirmação para os próximos anos por parte da prefeitura e da pasta da Educação, que estreita laços com a cultura italiana, tão marcante no município, desde sua emancipação - cerca de 95% dos munícipes tem descendência italiana.
Comentários