Secretaria de Trânsito dá seguimento a fiscalizações em linhas do Transporte Coletivo Urbano em Caxias
Medida busca coibir o excesso de passageiros nos ônibus da Visate
A Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), informa que as equipes da Fiscalização de Trânsito têm dado seguimento às vistorias nos ônibus do Transporte Coletivo Urbano. A ação tem o objetivo de reduzir o excesso de usuários dentro dos veículos da concessionária Visate. A fiscalização é contínua em diversas linhas do município e acontece diariamente para evitar o risco de contágio por coronavírus.
Nesta quinta-feira (04/06), os servidores da SMTTM fiscalizaram 21 linhas, encontrando problemas em oito trajetos. O principal gargalo ocorreu na L29 – Iracema, com excesso de 30 usuários. Outras três linhas somaram cada uma 10 pessoas em excesso: L33 – Castelo, L93 – Colina do Sol e L100 – Pioneiro. As linhas L20 – Fátima (06 pessoas), L57 – Serrano (04 pessoas), L34 – Belo Horizonte (02 pessoas) e L40 – Jardim das Hortênsias (02 pessoas) também obtiveram excessos. Os fiscais da SMTTM contabilizaram mais de 4,5 mil usuários nas 21 linhas vistoriadas.
Quando os fiscais observam excesso de passageiros nos ônibus, acionam a Visate para que ofereça o maior número de assentos na linha, seja pela substituição de veículos por ônibus articulados ou pelo aumento de veículos no trajeto, encurtando os tempos de saída. Os usuários acima do limite não são obrigados a desembarcarem dos ônibus. Nos veículos com dois eixos (simples), o limite de usuários em pé é de 10 pessoas. Nos ônibus articulados, este número sobe para 15 pessoas.
O secretário de Trânsito, Alfonso Willenbring Júnior, explica que a presença dos fiscais dentro dos ônibus garante que os excessos de passageiros possam ser solucionados com brevidade. Além disso, a população é beneficiada com as fiscalizações, uma vez que elas impactam diretamente no cuidado às questões sanitárias pertinentes para evitar o contágio por coronavírus, como a redução do excesso de usuários nos ônibus. As fiscalizações permanecerão por tempo indeterminado.
Veja abaixo as linhas que foram fiscalizadas na quinta-feira:
-
L02 – Salgado Filho / Ana Rech
-
L05 – Século XX
-
L15 – São José
-
L16 – Santa Fé
-
L20 – Fátima
-
L27 – Vila Ipê
-
L29 – Iracema
-
L33 – Castelo
-
L34 – Belo Horizonte
-
L38 – Diamantino
-
L40 – Jardim das Hortênsias
-
L45 – Pedancino
-
L53 – Centenário
-
L57 – Serrano
-
L60 – Canyon
-
L71 – Coletora Norte
-
L75 – Vila Maestra
-
L84 – Parque Oásis
-
L92 – UPA Zona Norte
-
L93 – Colina do Sol
-
L100 – Pioneiro
-
Comentários