Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Escola do Amanhã, do Simecs, concorre a recursos da Consulta Popular 2024

por Clayton Camargo

Projeto desenvolvido pela entidade e parceiros é voltado à formação de jovens talentos para incentivá-los à carreira nas indústrias

Foto: Divulgação

A Escola do Amanhã, de formação profissional de jovens e que tem à frente o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) e instituições parceiras, está entre as seis propostas que podem receber os votos dos eleitores da Serra gaúcha na Consulta Popular deste ano. A escolha será realizada até 6 de dezembro. Para participar, basta ter o título de eleitor. A votação será realizada no portal da Consulta (https://consultapopular.rs.gov.br/inicial).

 A proposta “Escola do Amanhã”, da área temática Trabalho e Desenvolvimento Profissional, concorre para ser um dos quatro projetos contemplados a receber o recurso destinado ao Corede Serra.

O projeto prepara novos talentos a partir dos 14 anos de idade e os estimula para um começo de carreira na indústria. Na região, o setor forma um polo reconhecido nacionalmente e que emprega mais de 73 mil pessoas.

Em duas frentes de atuação

A previsão é que o Escola do Amanhã, desenvolvido com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), Serviço Social da Indústria (Sesi) e Prefeitura, atenda quase 700 estudantes de escolas de Caxias do Sul até o final deste ano, em duas frentes. Uma delas é o curso oferecido aos alunos, que segue a metodologia Lego Zoom. Os adolescentes adquirem conhecimentos sobre instrumentos de medição, programação, impressão em 3D e desafios com robôs. A formação inclui também visitas técnicas e bate-papo com profissionais da indústria, aproximando escolas e empresas. Além disso, por meio de parceria com Sicredi e Brigada Militar, os estudantes aprendem sobre educação financeira e prevenção à violência e ao uso de drogas.

O Escola do Amanhã tem também uma outra frente de atuação, em conjunto com o Sesi. É a formação de professores para o desenvolvimento de projetos que conectam alunos ao mundo do trabalho. Professores e alunos visitam as indústrias, identificam desafios e oportunidades relacionados aos aprendizados de sala de aula, para construir projetos que busquem soluções criativas. Os estudantes são orientados pelos professores e por profissionais do trabalho. 

SOBRE O SIMECS

Com 67 anos de atuação, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico de Caxias do Sul e Região (Simecs) é uma das maiores entidades patronais do Sul do país. Reúne empresas que, juntas, respondem por 73 mil postos de trabalho e um faturamento anual de R$ 50 bilhões. Dentre suas prioridades de atuação estão o impulso à inovação e à competitividade da indústria, a representação dos associados junto às instâncias políticas e econômicas e o incentivo à expansão dos negócios regionais nos mercados nacional e internacional. A sua base reúne os seguintes municípios: Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Cotiporã, Garibaldi, Fagundes Varela, Farroupilha, Flores da Cunha, Guabiju, Nova Pádua, Nova Prata, Nova Roma do Sul, Protásio Alves, São Marcos, São Jorge, Veranópolis, Vila Flores e Vista Alegre do Prata.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais