Obras de restauro da Ponte dos Korff são concluídas
A ponte, localizada no distrito de Criúva, estava interditada deste janeiro deste ano
Após quase sete meses, as obras de restauro da Ponte dos Korff foram concluídas. A Secretaria de Obras e Serviços Públicos (SMOSP) encerrou as intervenções no local nesta quarta-feira (04). A ponte está situada ao final da Estrada Municipal nº 386, no distrito de Criúva em Caxias do Sul e estava interditada desde janeiro, devido a danos no madeirame.
O processo de restauro incluiu a substituição completa das madeiras que compõem o tabuleiro da estrutura. Para garantir maior durabilidade, já que a ponte está localizada em uma região úmida e exposta à chuva e ao sol, a madeira utilizada foi o eucalipto Cloeziana. O material também passou por um processo de tratamento em autoclave, o que contribui para maior durabilidade e vida útil. Foram realizados, ainda, reparos nas fundações do pilar central com concretagem. Por fim, a pintura da estrutura em aço também foi totalmente revitalizada.
Além de ser uma importante passagem, a Ponte dos Korff tem relevância histórica, cultural e turística para a região e para o Estado. Inaugurada em 1907, a estrutura está localizada entre os distritos de São Manuel, em Campestre da Serra, e Criúva, em Caxias do Sul. A ponte foi construída com rebites, sem uso de parafusos e tem extensão total de 108 metros e altura de 19,6 metros. Foi a primeira ponte construída sobre o Rio das Antas. O caminho era usado por tropeiros desde o início do Século XX para fazer o transporte de mercadorias entre a região e as áreas centrais do país. Em 2006, a ponte foi declarada patrimônio histórico e cultural do Estado.
As obras de restauração foram executadas pela Solaris Construtora, com o custo total de R$ 305.472,60.
Comentários