Pesquisador de Passo Fundo vai lançar livro sobre a disputa pela terra na região
Henrique Kujawa participou de audiência da CPI da Funai
O professor da Escola de Direito da Imed, de Passo Fundo, Henrique Kujawa, participou de uma audiência pública, realizada nesta semana, dentro da Comissão Parlamentar de Inquérito – CPI, destinada a investigar a atuação da Fundação Nacional do Índio (FUNAI) e do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), na demarcação de terras indígenas e de remanescentes de quilombos.
Desde 2008 ele integra o grupo de pesquisadores, conveniados com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que desenvolve os estudos territoriais. Kujawa atuou nos estudos de Mato Preto, Passo Grande da Forquilha e Faxinalzinho e atualmente faz parte das pesquisas em Pontão e Novo Xingu. A CPI da Funai discute, justamente, o papel dos estudos, dos laudos e das perícias territoriais, nos processos de demarcação de terras.
Para o professor, a participação na audiência pública demonstra a importância da pesquisa nas questões sociais. Os estudos apresentados na participação do professor durante a audiência estão aprofundados em sua tese de doutorado e estarão disponíveis no livro Conflitos territoriais envolvendo indígenas e agricultores: uma análise histórica e jurídica de políticas públicas contraditórias, que será lançado no dia 12 de dezembro.
Comentários