Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
14:00:00
Em Alta
18:00:00
 
 

Mortes no trânsito registram queda de 50% em Caxias do Sul

por Ivan Sgarabotto

Foram seis vítimas no primeiro trimestre de 2018, contra 12 no mesmo período em 2017

O primeiro trimestre de 2018 encerrou com o registro de seis mortes decorrentes de acidentes de trânsito em Caxias do Sul, entre os meses de janeiro e março, o que representa uma redução de 50% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 12 pessoas perderam a vida no trânsito. Se comparado com o primeiro trimestre de 2007, quando foram registradas 21 mortes – o mais alto patamar de letalidade no período analisado – a redução chega a 71%. Esses e outros números integram um levantamento realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMTTM), com base em dados registrados no perímetro urbano, estradas municipais e nas rodovias estaduais e federal.

Das seis vítimas de 2018, três sofreram acidentes em fevereiro, outras três em março e nenhuma em janeiro. Desde 2007, quando a série histórica iniciou, foi a primeira vez que janeiro apresentou um dado positivo no trânsito, com nenhuma vida perdida. Ainda em relação aos seis casos, três foram ocasionados por atropelamentos e os outros três por colisões, sendo dois envolvendo motociclistas e um envolvendo uma condutora. Outro dado são os locais dos acidentes com as vítimas de acidentes fatais: foram registrados três casos no perímetro urbano, dois na RSC-453 (no perímetro urbano da Rota do Sol) e um na BR-116.

Para o titular da SMTTM, Cristiano de Abreu Soares, as ações de prevenção de acidentes na cidade buscam fazer com que o registro de nenhuma morte no trânsito deixe de ser apenas uma exceção. “Lamentamos todas as vidas que perdemos no trânsito da nossa cidade. Não é utópico e impossível de trabalhar com a meta de zero morte, uma vez que janeiro mostrou que é possível zerarmos essa estatística. Para isso, apostamos na implementação de programas de prevenção de acidentes, em projetos de mobilidade e no trabalho da fiscalização de trânsito”, destaca.

O secretário cita as campanhas de educação para pedestres e motoristas realizadas em cruzamentos da cidade, além da implantação de um semáforo para pedestre com contador digital no bairro São Pelegrino (em breve haverá instalações em mais locais). Também menciona o trabalho desenvolvido pelos agentes da Escola Pública de Trânsito (EPT) com diversos públicos, como estudantes, trabalhadores e idosos. Outro exemplo são as operações de fiscalização, como a Balada Segura e a Radar, ambas realizadas semanalmente em diversos locais de Caxias do Sul e que buscam coibir a embriaguez ao volante e as altas velocidades.

Ações em rodovias estaduais e federal

A elaboração e execução de projetos em pontos que não são de responsabilidade da prefeitura é outra ação de segurança no trânsito adotada pela SMTTM. Os trechos foram analisados como prioridades que exigem respostas rápidas do poder público. Um dos casos recentes é a proposta de implantação de semáforos no entroncamento da RSC-453, com as ruas Cremona e Dr. Antônio Casagrande, no bairro Cinquentenário. A ideia é instalar sinaleiras nos dois sentidos da via, tanto para quem chega a Caxias ou para quem segue no sentido Cinquentenário/Forqueta. O estudo está em fase de conclusão e será protocolado no Daer, que precisa autorizar a intervenção.

Em março, a pasta assumiu a contratação do serviço de readequação de uma lombada e de uma faixa de segurança no trecho. Dias antes da intervenção, um homem de 31 anos perdeu a vida após ser vítima de um atropelamento no local. O trecho é de responsabilidade do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), do governo estadual. A intervenção no local foi de R$ 5,4 mil, financiada com recursos do Município.

Outro projeto liderado pela SMTTM é a construção da nova rótula de acesso ao bairro Santa Fé, entre os quilômetros 141 e 142 da RSC-453. É uma antiga demanda da comunidade e um dos pontos mais críticos do trânsito em Caxias do Sul, exigindo atenção redobrada dos condutores. O prefeito Daniel Guerra assinará, em 19 de abril, a ordem de início das obras, que devem começar no dia seguinte. O investimento é de mais de R$ 3,3 milhões.

O secretário Cristiano de Abreu Soares adianta ainda que estão em análise e elaboração de projetos na SMTTM obras de melhorias na BR-116.

Vítimas fatais no trânsito em Caxias do Sul nos primeiros trimestres

2007 – 21

2008 – 17

2009 – 18

2010 – 16

2011 – 14

2012 – 15

2013 – 10

2014 – 16

2015 – 12

2016 – 11

2017 – 12

2018 – 6

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais