Vereador solicita reativação de módulo da Guarda Municipal no Parque Cinquentenário, em Caxias
Baixar ÁudioRepresentantes do Executivo realizarão uma vistoria no local nesta terça-feira (03)
A insegurança que ronda o Parque Cinquentenário, em Caxias do Sul, motivou o vereador Rodrigo Beltrão (PT) a solicitar ao Poder Executivo a reativação do módulo da Guarda Municipal (GM) no local. Na última quinta-feira (27), Beltrão se reuniu com o secretário municipal de Segurança Pública e Proteção Social, Hernest Larrat dos Santos, com o secretário do Meio Ambiente, Nerio Jorge, e o chefe da Guarda Municipal, Jéferson Vargas. Na reunião o vereador apresentou a indicação protocolada no Legislativo.
Conforme o vereador, o parque, que durante o dia é utilizado para lazer, à noite o cenário é outro. Tráfico de drogas, prostituição, assaltos e perturbações são alguns dos problemas percebidos em toda redondeza. Beltrão ressalta ainda que o módulo da Guarda Municipal que existia no local foi desativado em 2011 e, naquela ocasião, a situação de insegurança era a mesma dos dias de hoje. “Nós tivemos uma experiência exituosa entre 2010 e 2011. Naquela ocasião nós recebemos reclamações de que o parque era bastante inseguro, principalmente a noite”.
O Parque Cinquentenário conta com um módulo da Brigada Militar (BM), porém, segundo o vereador, os policiais atuam apenas de forma administrativa no local. Beltrão também destaca que os representantes do poder Executivo se comprometeram a realizar uma vistoria no local a partir desta terça-feira (03). “Aquele módulo da Brigada Militar faz uma função administrativa e não fazem segurança ronda no parque. Então, agora, nós retomamos essa pauta. Os secretários foram bastante solícitos e farão uma vistoria no parque para fazer o levantamento do valor necessário para fazer a reforma do quiosque interno para que possa abrigar o módulo da Guarda Municipal”.
Segundo a indicação do vereador Rodrigo Beltrão, a presença de um módulo da Guarda Municipal amenizaria estas questões de segurança pública não somente no Parque Cinquentenário, como também em outras áreas como o Largo Correio Rio Grandense, o Senac, as escolas Cristóvão de Mendonza e Dante Marcucci, o ponto de táxi da Av. Júlio de Castilhos, restaurante e comércio do entorno, moradia e comunidade da região, a Av. Júlio de Castilhos, além das ruas Nossa Srª Auxiliadora, Coronel Pena de Moraes, Thomás Beltrão de Queiroz e Rua do Rosário.
O Parque Cinquentenário está presente na comunidade desde 1925.
Comentários