Tocha Olímpica inicia revezamento pelo Brasil
Depois de passar por Grécia e Suíça, chama percorrerá 105 quilômetros na capital federal, a primeira perna de um tour por mais de 300 cidades brasileiras
Brasília recebe uma visitante ilustre nesta terça-feira, 03. Vinda da Europa, após percorrer a Grécia e cidades da Suíça, a tocha olímpica desembarcou na capital federal logo cedo, às 6h30.
O símbolo foi conduzido até o Palácio do Planalto, onde foi iniciado o revezamento. A chama desceu a rampa do palácio carregada pela primeira condutora — a bicampeã olímpica (Pequim 2008 e Londres 2012) e capitã da seleção brasileira de voleibol, Fabiana Claudino —, após cerimônia com a presidente Dilma Rousseff.
No total, a chama percorrerá 105 quilômetros de um percurso que passará por cinco regiões administrativas e mais de 15 pontos turísticos do Distrito Federal. No trajeto de 40 quilômetros, a tocha será carregada por 143 condutores. E esse é apenas o ponto de partida. Ao todo, o símbolo passará por mais de 300 cidades, em todas as regiões do Brasil.
O roteiro de aproximadamente 20 mil quilômetros contempla locais em que vivem mais de 90% dos 204 milhões de habitantes do país. O ponto final da peregrinação é o Maracanã, palco da abertura dos Jogos, em 5 de agosto.
Durante a rota, a tocha será carregada por cerca de 12 mil condutores, além de voar 10 mil milhas pelo país. O símbolo olímpico vai passar por 83 municípios escolhidos como "cidade celebração": em cada um desses locais, haverá um grande evento, que inclui show musical nacional e outras atrações. As 27 capitais estão incluídas.
Em solo gaúcho, a tocha passará por 28 municípios, chegando em Caxias do Sul no dia 8 de Julho.
Comentários