Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
00:00:00
Igreja no Rádio
05:00:00
 
 

Equipes do futsal regional se manifestam contra atos de racismo

por Taliane Radaelli

AGE de Guaporé e Sercca de Casca emitiram notas de repúdio na noite deste domingo

Foto: Divulgação

Na véspera do Dia Nacional de Combate a Discriminação Racial, duas importantes equipes do futsal regional relataram situações de racismo em seus jogos. Na noite deste domingo, 02/07, tanto a AGE de Guaporé quanto o Sercca de Casca emitiram notas de repúdio em suas redes sociais, lamentando tais episódios.

AGE 

Jogadores da categoria de base da Agremiação Guaporense de Esportes (AGE) jogavam no município de Farroupilha, quando a torcida adversária proferiu palavras ofensivas e identificadas pela equipe da AGE como injúrias raciais. Em nota, o time guaporense ressaltou que toma as medidas cabíveis para  identificar e responsabilizar os autores. O texto também frisa a importância de punição - mediante legislação vigente - para que “episódios como esses não se repitam e para que o futsal seja um espaço seguro e acolhedor para todos os seus praticantes”. 

Confira a nota oficial e na íntegra emitida pela AGE:

“Com o Racismo Não Tem Jogo!

Neste dia 02/07/2023, a  Agremiação Guaporense de Esportes vem a público manifestar sua indignação e repúdio diante de um lamentável episódio que ocorrido durante o jogo da categoria de base do nosso clube em Farroupilha/RS, no qual nossos jovens foram alvos de injúrias raciais proferidas por parte da torcida adversária.

O racismo é uma chaga social que não encontra espaço em nosso esporte e em nossa sociedade. É inaceitável que, em pleno século XXI, ainda nos deparamos com atos tão repreensíveis e discriminatórios dentro de um ambiente que deveria promover a diversidade, respeito e inclusão.

Nosso compromisso é com a formação não apenas de atletas, mas também de cidadãos íntegros, que compreendam a importância do respeito mútuo e da igualdade entre todos.

Ressaltamos que a AGE está tomando todas as medidas cabíveis para identificar e responsabilizar os autores das injúrias racistas. É importante que os culpados sejam punidos de acordo com a legislação vigente, para que episódios como esses não se repitam e para que o futsal seja um espaço seguro e acolhedor para todos os seus praticantes. Vamos trabalhar juntos para construir um ambiente esportivo livre de discriminação, onde o respeito e a igualdade prevaleçam.

Com o racismo não tem jogo! Que este episódio lamentável nos sirva como lição e nos motive a seguir lutando por um esporte cada vez mais justo e inclusivo.”

Sercca 

O Sercca de Casca também abriu as redes sociais na noite desta domingo, 02/07, para lamentar um ato de racismo. De acordo com o clube, no último jogo contra o Horizontina, um jogador da equipe adversária procurou a diretoria do Sercca para relatar o ocorrido. De acordo com o atleta, uma criança de aproximadamente cinco anos teria proferido falas racistas contra o jogador. 

Em nota, a equipe do Sercca expressou veemente repúdio a qualquer forma de discriminação “independentemente de quem parta a ofensa e de quem seja o ofendido/ofendida”. O clube ainda afirmou que ao longo da sua história, nunca vivenciou situação parecida envolvendo seus torcedores e declarou fazer “ tudo para que atos desta natureza não se repitam”.

Confira a nota oficial e na íntegra emitida pelo Sercca:

“RACISMO NÃO!

O Sercca vem por meio desta nota expressar seu veemente repúdio à atitude discriminatória ocorrida no jogo de ontem (01), ao final da partida o jogador de Horizontina, Douglas relatou a Diretoria do Sercca ter escutado de uma criança de aproximadamente 5 anos uma palavra com cunho racista.

Repudiamos todas as formas de discriminação, independentemente de quem parta a ofensa e de quem seja o ofendido/ofendida.

Ao longo da história do clube, nunca ocorreu um incidente semelhante em nossas dependências ou envolvendo nossos torcedores.

Nos solidarizamos com o atleta Douglas (55) e esperamos bem como faremos tudo para que atos desta natureza não se repitam.

Atenciosamente,

Diretoria do Sercca”

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais