Professor caxiense apresenta metodologia de ensino que descomplica a física
O método ganhou destaque nacional
A metodologia do ensino de Física, nos últimos anos, está sendo questionada em várias partes do mundo porque o objetivo principal é que os alunos compreendam e desvendem os mistérios e os fenômenos que ocorrem na natureza. A metodologia foi apresentada pelo professor Sandro Prass no IV Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino em Sala de Aula, promovido pela Editora Positivo, no ano passado. Uma das estratégias começa no dia anterior à aula de Física. A turma tem a tarefa de pesquisar sobre o assunto e apresentar em sala de aula os elementos e características principais do tema. A partir daí, os alunos passam a organizar suas compreensões na lousa, formando um esquema conceitual. Em seguida, o professor propõe de duas a cinco questões teóricas que devem ser resolvidas, preferencialmente aos pares. As soluções são posteriormente apresentadas e debatidas por todos.
Outra tática apresentada por Prass relaciona-se à resolução de problemas mais complexos da Física. Neste caso, os alunos trabalham em grupos maiores e, além da apostila, utilizam outros recursos didáticos, como livros, revistas, pesquisas na internet e na biblioteca e até mesmo ensaios e experimentos no laboratório. As soluções desenvolvidas e as propostas são apresentadas e analisadas em sala de aula por todos. As tarefas de casa também ganham maior atenção. O professor dedica um espaço da aula para a correção, convidando os alunos a fazerem a leitura das questões.
Sandro Plass, falou sobre o seu trabalho e método de ensino em entrevista ao programa Temática desta terça-feira. Confira na íntegra.
Comentários