Sindilojas busca apoio do Legislativo sobre destino do Museu do Comércio
Decisão unilateral da Festa da Uva gera descontentamento e incerteza
Foto: Clever Moreira
O presidente do Sindilojas de Caxias do Sul, Sadi Donazzollo, usou a Tribuna Livre desta quinta-feira, 30, para pleitear a mediação do Poder Legislativo quanto ao futuro do Museu do Comércio. Ocupando a casa 9 da Réplica do Parque de Exposições da Festa da Uva o Museu foi instituído há décadas à pedido da própria Direção da empresa, que precisava de uma atração turística no Parque.
Conforme o dirigente, no início o espaço era cedido, mas a entidade passou a pagar aluguel, sempre em dia. No início do ano renovou o contrato de locação concordando em pagar R$ 850 ao invés dos R$ 350 ajustados até então. No dia 13 de março o Sindilojas recebeu notificação que deveria desocupar o espaço e retirar o Museu o que provocou perplexidade dos comerciantes. Afinal a contribuição do comércio na Festa da Uva sempre foi decisiva no voluntariado, na Comissão Comunitária, além de ter dado duas rainhas e duas princesas nos últimos anos.
Informou que além da Câmara de Vereadores ofereceram espaço para abrigar o Museu a UCS o SENAC, Casa Magnabosco e outras duas entidades. Todavia Donazzollo pede a mediação do Poder Legislativo para ter mais segurança na tomada de decisão sobre o destino do Museu, pois se desconhece qualquer plano de uso futuro daquele espaço. Se for terceirizado, o Museu pode continuar sendo uma atração. E agradeceu a manifestação do Presidente do Legislativo, Felipe Gremelmaier, que foi o primeiro a colocar espaço à disposição do Sindilojas para montar o Museu.
Comentários