Você está ouvindo
Tua Rádio
Ao Vivo
09:00:00
Temática
12:00:00
 
 

João Prataviera Neto: da plateia ao comando

por Jeferson Ageitos

Gerente geral de um dos grandes empreendimentos da Serra Gaúcha, Neto diz que aprendeu a sonhar com o avô e o pai

Foto: Jeferson Ageitos

Ele carrega o nome do avô: João Prataviera. E foi o avô quem deu o incentivo para empreender. Talvez inconscientemente, pelo exemplo. O ano era o de 1978. João Prataviera recebia o troféu “O Mercador”, entregue a pessoas de destaque no comércio varejista de Caxias do Sul. Na plateia, o neto, de 17 anos, se emociona. “Aquilo me tocou e fez ‘cair a minha ficha’. (Decidi, então) É o varejo que eu quero, é para o varejo que eu vou. Troquei minha academia de Engenharia Mecânica para Administração de Empresas e, a partir dali, me aproximei muito mais dos negócios”. Ainda hoje, a lembrança mexe profundamente com João Prataviera Neto.

Naquele momento, “a brincadeira ficou séria”. É o que ele costuma dizer. Até então, Neto acompanhava os negócios da família, mas não tomava decisões. O avô e o pai, Ruy Prataviera, administravam a loja Casa Prataviera & Alberti, fundada em 1942, em parceria com amigos. A empresa de tecidos e aviamentos era reconhecida como uma das maiores da Serra Gaúcha, à época, mas quem disse que “comodidade” seria uma palavra permitida no dicionário da família?

Já nos anos 1990, os Prataviera percebem que o modelo de lojas de departamentos estava mudando, no país. Muitas franquias começavam a aparecer e ganhar força com marcas próprias que saíam da indústria para fazer sucesso no varejo. “E aí começamos a perceber que tínhamos bastante área, bastante espaço que não estava sendo muito bem aproveitado pelo varejo. Fomos vendo que a tendência para grandes áreas era empreender em algo um pouco maior que uma loja de departamentos”, lembra. À época, muitos consumidores da Serra faziam excursões para shoppings de Porto Alegre e São Paulo.

A ideia de construir um shopping em Caxias do Sul era, portanto, inovadora. O Prataviera Shopping foi inaugurado, em 29 de julho de 1993, e, a partir de então, mudou o comportamento dos consumidores da região. O atendimento noturno era novidade! Ao longo dos últimos 25 anos, João Prataviera Neto também mudou. Hoje, é o gerente geral do negócio familiar e diretor da Pratal S.A., empresa que reúne os sócios do empreendimento.

A velha loja de departamento mudou para se adaptar aos consumidores. E João Prataviera Neto saiu da plateia para assumir o comando, sem deixar de sonhar. “Aquilo que nos parecia muito difícil, hoje é uma realidade. Acreditar no potencial, acreditar que a gente pode sempre mais, é algo que pode ser um diferencial. A gente deve sempre acreditar nos nossos sonhos”, destaca.

Clique no podcast ao lado e conheça mais histórias de João Prataviera Neto.

Central de Conteúdo Unidade Tua Rádio

Enviar Correção

Comentários

Newsletter Tua Rádio

Receba gratuitamente o melhor conteúdo da Tua Rádio no seu e-mail e mantenha-se sempre atualizado.

Leia Mais