Especialista em genética médica fala sobre o nanismo
Distúrbio do crescimento é tema da nova novela global
O assunto ganha destaque nacional a partir da produção de tv que mostra a personagem de Juliana Caldas, a Estela, da novela O Outro Lado do Paraíso. A atriz nasceu com acondroplasia, uma síndrome genética que acomete 250 mil pessoas no mundo. A personagem sofre preconceito da própria família pela baixa estatura, comum às pessoas com essa condição no qual ossos crescem desproporcionalmente. Na vida real, além do preconceito, pessoas com nanismo podem ter complicações de saúde durante o desenvolvimento e também sofrem com a falta de acessibilidade.
A acondroplasia é uma mutação genética que provoca alteração no desenvolvimento da cartilagem das placas de crescimento do osso. Por isso, além da altura (que não acompanha as curvas de desenvolvimento da Organização Mundial de Saúde - OMS), o indivíduo apresenta encurtamento de pernas e braços, nariz achatado, cabeça e testa proeminentes.
A médica endocrinologista, especialista em genética médica e professora, Paula Vasconcellos, falou sobre o assunto em entrevista ao programa Em Alta. Confira na íntegra.
Vale salientar que no dia 25 de outubro é lembrado o Dia Nacional de Combate ao Preconceito Contra a Pessoa com Nanismo.
Comentários