Festa da Uva 2016 divulga cidades da região no Espaço Nostra Mérica
Coreto recebeu atrações de Antônio Prado, Encantado e Veranópolis no primeiro final de semana
A história das antigas Colônias Italianas da Região Nordeste do Rio Grande do Sul está em alta no espaço Nostra Mérica, localizado em área especial do Pavilhão 2 do Parque de Exposições. Neste primeiro final de semana, os municípios de Antônio Prado, Encantado e Veranópolis divulgaram seus eventos no coreto, estrutura que fica no centro dos 600 m² do Nostra Mérica.
Neste domingo, dia 21, o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Rincão da Roça Reúna, de Veranópolis, apresentou músicas, danças e distribuiu balas de erva-mate para os turistas que visitaram o Nostra Mérica.
No sábado, dia 20, a cidade de Encantado lançou oficialmente a Suíno Fest, que ocorre nos dias 3, 4, 5, 10, 11 e 12 de junho. No coreto, o município ofereceu uma mostra gastronômica com comidas e bebidas típicas que são oferecidas no festival. A curiosidade foi a presença do Buti, mascote da Suíno Fest.
Por sua vez, o município de Antônio Prado recebeu destaque na sexta-feira, dia 19. A cidade vizinha apresentou o Coral Vozes do Prado e os grupos de dança Arco Balleno e Ballo Dei Monti. Na oportunidade, as comitivas da FenaMassa e da Noite Italiana divulgaram seus eventos.
Inspiração no passado
O projeto Nostra Mérica é inspirado na Festa de 1950 (a primeira após a Segunda Guerra Mundial, depois de 13 anos sem ser realizada), edição em que ocorreu a convocação para que os municípios com a área administrativa correspondente ao território das Colônias Italianas – Antônio Prado, Bento Gonçalves, Encantado, Farroupilha, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Nova Prata, Veranópolis – retomassem a Festa juntamente com Caxias do Sul. Àquela época, esse chamado foi considerado, além de símbolo da integração entre as cidades, a comemoração perfeita à imigração italiana no Brasil que, coincidentemente, completava 75 anos.
Promovendo a região
A reunião dessas ex-colônias ocorre pela primeira vez em um mesmo espaço na Festa Nacional da Uva, porém, o caráter regional da Festa está presente desde suas primeiras edições, quando os municípios participavam de desfiles em carros alegóricos e ajudavam Caxias a celebrar o legado deixado pelos imigrantes italianos.
Comentários