10º Mutirão Brasileiro da Comunicação leva quase mil pessoas à diocese de Joinville
A cidade de Goiânia-GO foi anunciada como sede da 11° edição do Muticom que vai ocorrer em 2019
Cerca de 700 pessoas se inscreveram e se encontram neste final de semana no centro de convenções “Expoville”, na cidade catarinense de Joinville. Elas participam da décima edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) promovido pela CNBB. Além delas, centenas de pessoas participaram como voluntárias para favorecer o pleno andamento da programação que foi aberta, solenemente, na quarta-feira, 16 de agosto, com uma conferência proferida pelo Monsenhor Dario Viganò, prefeito da Secretaria de Comunicação da Santa Sé. Auxiliado pelo responsável pela redação brasileira no Vaticano, o jornalista paranaense, Silvonei José, Viganò tratou de particularidades da comunicação do Papa Francisco e apresentou, em linhas gerais, os passos dados e ainda a serem realizados para a reforma da Mídia da Santa Sé.
Na quinta-feira, a primeira atividade do dia foi a celebração da Eucaristia presidida por dom Francisco Carlos Bach, bispo de Joinville. Ainda na parte da manhã, dois professores trataram do tema central do encontro, a educação para a comunicação, com o enfoque na “Educomunicação”: a irmã paulina Helena Corazza e o Pe. Maurício Cruz. Entre as conferências, foi realizada uma atividade cultural na qual foi apresentada o trabalho da Rede Vida de Televisão. Depois do almoço, os participantes do Muticom participaram de 10 oficinas com diversos temas. À noite, depois da projeção do documentário “Labaca”, foi realizada a apresentação do Balé Bolshoi do Brasil.
Sexta-feira
Na sexta-feira, 18 de agosto, o dia de atividades se abriu com a Celebração da Palavra com participação ecumênica. Em seguida, foi feita a terceira grande conferência do encontro pelo Prof. Ismar de Oliveira Soares, da Universidade de São Paulo. ele vai tratar do “processo dialógico da comunicação”. A quarta palestra foi dada pelo repórter da RBS TV, afiliada da Rede Globo, Ricardo Von Dorff que apresentou o tema: “educar através da informação – o risco do fake news”. Entre as duas palestras, a TV Aparecida e a TV Canção Nova vão fazer atividades culturais.
Na parte da tarde, como na quinta-feira, os participantes puderam participar de oficinas com temas específicos como “leitura crítica dos meios de comunicação”, com Elson Faxina, “oratório”, com Lena de Souza e “o uso de aplicativos na evangelização” com Leonardo Silva.
No final do período, dom Darci José Nicioli, presidente da Comissão Episcopal para a Comunicação da CNBB coordenou partilhas do público presente e fez o anúncio da cidade que vai sediar o 11º Muticom, em 2019. A cidade de Goiânia-GO foi anunciada como sede da 11° edição do Mutirão Brasileiro de Comunicação que vai ocorrer no mês de julho de 2019.
De noite, houve homenagens a dom Irineu Roque Scherer, bispo de Joinville, falecido há um ano e ao Pe. Zezinho. O dia concluiu com uma apresentação especial dos Cantores de Deus.
Sábado e domingo
Os participantes do 10º Muticom deixaram a cidade de Joinville, bem cedo, cerca de 6h, e partiram para o Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento-SC, onde foi realizada a celebração de encerramento do encontro. Presidiu, dom Darci José Nicioli. Um almoço foi oferecido nas instalações de apoio do Santuário e o retorno à Joinville foi realizado por volta das 14hs.
No domingo, todos foram convidados a participar das missas nas comunidades da cidade de Joinville, incluindo a grande celebração na Catedral Nossa Senhora de Fátima.
Comentários