Laura Jane: educar para transformar
Professora há mais de 30 anos, Laura Jane foi diretora do maior colégio de Caxias do Sul e defende o respeito como motor para o crescimento social
Há 36 anos, ela pisou em sala de aula pela primeira vez. Desde então, o amor pela profissão só cresceu. Ela sabe dos desafios de ser professora, mas se mantém firme. “Eu sempre levei muito a sério a profissão, apesar de não ser valorizada, de não recebermos bem. O aluno nunca teve culpa disso. Então, a gente sempre fez o melhor”, afirma.
Laura Jane Borges Machado foi a entrevistada desse sábado (20) do programa Conectado Perfil. Ouça a entrevista completa aqui.
Profissional reconhecida em Caxias do Sul, ela é tida por muitos estudantes e ex-alunos como uma professora “rígida e justa”. Laura Jane afirma ter no respeito a base para o crescimento e, por isso, se diz preocupada com o que presencia no ambiente escolar. “Hoje, a gente vê que a falta de respeito vem de casa. Quando não tem essa educação vai refletir na sociedade, na escola, no trabalho, ... A educação não é só escola. A educação é em casa. Na escola é o conhecimento. O respeito faz com que as pessoas tenham mais paciência. É uma forma diferente de lidar uns com os outros”, aponta.
Atualmente, Laura Jane é diretora na Escola Estadual Professora Ivonne Lúcia Triches dos Reis, no bairro Desvio Rizzo. Também já trabalhou na direção do Instituto Estadual de Educação Cristóvão de Mendoza, o maior colégio de Caxias do Sul, e foi professora nas escolas estaduais José Generosi e Alexandre Zattera e nos colégios Henrique Emílio Meyer, Carmo e La Salle.
Formada em Letras, com especialização em ensino da Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, Laura Jane afirma que aposta na educação para transformar a realidade. “Nós, professoras, temos a oportunidade de passar na vida de muitas pessoas, formar e transformar as pessoas. Hoje, a gente vê nossos alunos em várias profissões e essa formação é muito importante”.
Comentários