Festa da Uva 2016 está oficialmente aberta
O evento vai ser realizado até o dia 06 de março de 2016 em Caxias do Sul
A solenidade de abertura da 31ª Festa Nacional da Uva ocorreu na tarde desta quinta-feira, 18. O evento contou com a presença do Ministro do Trabalho Miguel Rossetto, que representou a presidente Dilma Rousseff, do governador José Ivo Sartori, dos deputados federais Mauro Pereira e Pepe Vargas, do deputado estadual Vinícius Ribeiro, do prefeito Alceu Barbosa Velho e do presidente da Festa da Uva 2016 Édson Nespolo, entre outras autoridades.
O cerimonial sofreu um atraso de meia hora porque o Ministro do Trabalho ainda não havia chegado nos Pavilhões da Festa da Uva. Ao ser apresentado, Miguel Rossetto recebeu vaias do público. Em torno de mil convidados participaram da cerimônia de abertura. Também marcaram presença a rainha Rafaelle Galiotto Furlan e as princesas Laura Denardi Fritz e Patrícia Piccoli Zanrosso.
Até o dia 06 de março, a expectativa é que 1 milhão de pessoas participem das atividades que estão relacionadas à maior festa comunitária do Sul do Brasil. No discurso de abertura, o presidente da Festa da Uva, Édson Néspolo, agradeceu aos presentes, destacou o caráter comunitário do evento e até revelou que temia não conseguir cumprir os objetivos até o início da Festa.
No seu discurso, o prefeito de Caxias do Sul, Alceu Barbosa Velho, ressaltou o orgulho da história dos imigrantes e do desenvolvimento da Serra Gaúcha.
O ministro do Trabalho e Previdência Social, Miguel Rosseto, anunciou, durante o seu pronunciamento, a redução da alíquota do vinho de 10% para 6% e 5%.
Já o Governador do Rio Grande do Sul, José Ivo Sartori, lembrou que as dificuldades de hoje também aconteceram há 140 anos quando os imigrantes italianos chegaram à Região e, emocionado, disse: “A Festa da Uva é sempre uma volta pra casa”.
A solenidade de abertura ainda contou com a apresentação da Orquestra de Câmara da Festa da Uva e dos autores e intérpretes da música-tema da Festa, Imagens e Horizontes, que foi interpretada ao final da cerimônia com a participação do público.
Acompanhe em áudio as sonoras do Édson Néspolo, Alceu Barbosa Velho, Miguel Rossetto e José Ivo Sartori.
Comentários