Joinville abre 10º Muticom com 800 inscritos
O evento ocorre até o dia 20 de agosto com mais de 20 palestrantes
Com a presença do monsenhor Dario Viganó, secretário para Comunicação da Santa Sé, e do governador do estado, Raimundo Colombo, foi aberto na noite desta quarta-feira, 16, o 10º Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom), que ocorre até o dia 20 em Joinville (SC).
Com tema “Educar para a Comunicação”, neste biênio são aproximadamente 800 pessoas inscritas de 20 estados do Brasil, com mais de 20 palestrantes e vários meios cobrindo ou transmitindo o evento.
O Muticom pode ser acompanhado pelas redes sociais da diocese de Joinville ou pelo site muticon.com que inclusive, disponibiliza para download todo material das palestras e outros conteúdos produzidos.
À noite passada na abertura, estiveram também, entre outras autoridades, o presidente da Signis Brasil, frei João Carlos Romanini; o diretor da Signis Brasil, padre Sérgio Gheller e o presidente da Signis América Latina, Carlos Ferraro, da Argentina, além do bispo referencial da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) para a Comunicação, dom Darci Nicioli.
Ao acolher os participantes, aqui na Expoville, o coordenador do evento, padre Ivanor Macieski, lembrou que: “A comunicação é essencial para a vida do ser humano e que educar para a comunicação se torna uma missão fundamental’.
Já o bispo da diocese de Joinville, dom Francisco Carlos Bach, destacou que o Mutirão “reúne pessoas interessadas em encontrar os melhores caminhos para que Jesus Cristo possa ser anunciado no mundo de hoje. Mais do que nunca precisamos dos critérios do Evangelho. Por isso, educar para a comunicação, não é apenas um tema superficial, é vital para a missão que nós temos’, disse.
O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, também registrou a importância da troca de experiências e de saberes do Mutirão de Comunicação.
Já dom Darci Nicioli, reforçou que “o papa Francisco chamou para reformar a comunicação na Igreja. Pediu que todos se empenhem em se aproximarem dos outros ... O Brasil se encontra em Jonville, para discutir comunicação”, ressaltou.
Conferência de abertura
O monsenhor Dario Viganó, secretário de Comunicação da Santa sé, traçou os pontos da reforma do sistema de comunicação do Vaticano, implementada pelo papa e abordou o tema “A comunicação na perspectiva do papa Francisco”. Destacou que a reforma ocorre dentro da cultura digital, com o propósito de dar uma única identidade ao sistema de comunicação vaticano.
Segundo o monsenhor o novo sítio do Vaticano que integrará todo o sistema comunicativo deverá ser inaugurado até o final deste ano, no endereço vatican.va.
Comentários