Tirando o Pó resgata e preserva tradições italianas durante a Festa da Uva
As montagens exigem criatividade, originalidade e harmonia
Resgatar acervos históricos, atrair a atenção e o engajamento da comunidade para a Festa da Uva é o principal objetivo do projeto Tirando o Pó. Vestidos, paletós, calças, roupas, certidões de nascimento e casamentos, malas, dedal, máquinas e demais objetos antigos que pertenciam aos imigrantes italianos têm um novo significado desde o lançamento do projeto, em 1994. Assim como a Olimpíada Colonial, o Tirando o Pó, surgiu em um momento em que a comunidade estava distante da Festa da Uva. Para reaproximar a população do evento, e também despertar ainda mais o interesse dos turistas, foi lançada a ideia de montar recantos em diversos estabelecimentos comercias da cidade. Os espaços recriam os ambientes típicos italianos, é como uma viagem ao passado, e assim preservam a memória dos imigrantes.
As montagens exigem criatividade, originalidade e harmonia. Caso os recantos não remetam aos costumes dos imigrantes, podem fazer alusão ao tema da Festa da Uva 2016 “Imagens e Horizontes”. Além disso, os recantos têm que estar montados em locais onde possam ser visitados e com boa visibilidade para que sejam fotografados. Podem participar residências, restaurantes, hotéis, supermercados, lojas, shoppings, indústrias, prestadores de serviço e demais interessados.
O Tirando o Pó teve uma pausa nas edições de 2012 e 2014, e retorna com uma estrutura ampliada para a Festa da Uva 2016. O projeto conta com o envolvimento de entidades empresariais e funcionais. Tais entidades formarão equipes de Orientação de Conteúdo, de Montagem, de Divulgação e de Mobilização.
As inscrições para participar do Tirando o Pó ocorrem de 15 de janeiro a 10 de fevereiro de 2016 e podem ser entregues pessoalmente na CDL, Sindilojas, Sindigêneros e SEGH ou pelos sites das entidades.
Mais informações:
(54) 3214.4586 ou [email protected]
Comentários