Palhaço Tonho: o mais importante é o amor
Antônio Paulo Santos, o Palhaço Tonho foi o entrevistado do programa Conectado Perfil, na manhã deste sábado
“Ganhar o sorriso de uma criança não tem preço”. Com esta frase, Antônio Paulo Santos, o Palhaço Tonho resume como sendo a maior recompensa desses 62 anos de vida e 31 de carreira, dedicada a, simples e unicamente, fazer as pessoas sorrirem. O Palhaço Tonho foi o entrevistado do programa Conectado Perfil da Tua Rádio São Francisco, na manhã deste sábado (15/12).
Ouça AQUI o programa completo.
Nascido em 30 de setembro de 1956, em Caxias do Sul, Tonho foi criado pelos tios, João Batista e Benta, que era irmã de sua mãe, Rosalina. O Palhaço que hoje alegra muitas crianças passou por dificuldades durante a infância. “Os meus pais eram pessoas humildes. Logo que saí de casa, aos 13 anos, eu fui pela rua. Tive dificuldades pra seguir no caminho do bem. Eu podia ter seguido o caminho ruim das drogas, mas comecei a procurar os caminhos bons. Deus me deu essa oportunidade”.
Após esse período de dificuldades, Tonho conseguiu o primeiro emprego em uma eletrônica, aos 14 anos. Lá permaneceu por cinco anos. Após, foi cobrador e representante de vendas. Já adulto, Tonho conseguiu completar o Ensino Fundamental e se tornou comerciante. Desde os seus 19 anos mantém sua fábrica de doces caseiros, a ‘Palhaço Tonho Doces Caseiros e Festas’.
O início
Tonho foi morador do bairro Panazzolo na década de 1980, e era sempre convidado para participar e apresentar o rifão. No palco, era rodeado de crianças. Foi o ponto inicial dessa trajetória de 31 anos como Palhaço Tonho. “A partir daí eu criei a imagem de ser um palhaço. Todo mundo dizia que eu estava na profissão errada (risos). Eu sempre gostei de crianças. Um dia eu andei pintando minha cara e me achei engraçado e me amei (risos)”, relembra.
Além das festas de crianças e outros eventos, o Palhaço Tonho também faz questão de participar de ações sociais, e levar alegria para os mais humildes. “Eu tenho visitado o Lar da Velhice São Francisco. Também fiz algumas visitas na APAE. Já visitei hospitais também. Em creches, escolas... Sempre quando tenho a oportunidade, vou lá e faço a minha parte com eles também”.
A Kombi do Palhaço Tonho
Quem nunca viu a Kombi do Palhaço Tonho pelas ruas de Caxias do Sul? O veículo, objetivo de trabalho de Tonho não é qualquer Kombi, não. Ela é estilizada, com adesivos, e chama a atenção por onde passa. O que muita gente não sabe é que ela foi doada para Tonho pelo empresário Raul Anselmo Randon (falecido nesse ano). Maurien Randon, filha do empresário, conta que Tonho, além de palhaço, também é Papai Noel. “O Palhaço Tonho a gente conhece há mais de 20 anos. Ele é Papai Noel na nossa família. Na verdade, eu contratei ele a primeira vez quando eu tinha meus filhos pequenos. E o sonho dele era ter uma Kombi, com som para que ele pudesse trabalhar. Um dia meu pai disse “Vamos ajudar ele!”, e eu fui atrás da Kombi. Meu pai pagou prontamente e sentiu bem em ajudar. O Tonho adesivou ela e foi mostrar pra toda a família. Ele é muito grato e é um amigo muito especial da família”, conta Maurien.
Tonho é muito grato por este ato da família Randon. “Essa família é do meu coração, mesmo. Eu tenho um carinho muito grande. Eu devo muito a eles. Eles me deram esse grande presente, que vai ficar comigo pra sempre”.
A família do Tonho: seus pilares
Antônio Paulo Santos é casado com Eliane. Tem três filhas, Paula, de 33 anos, Manuela, 15 anos, e Valentina, de 13. Tonho também tem um neto, Bernardo, de cinco anos, filho de Paula. “A família é um complemento total da nossa vida. Agradeço a todas as pessoas que me fazem ser feliz”.
“Tudo o que eu fiz até hoje, não tem preço. Ver as pessoas na rua te cumprimentando, te abraçand. É tão bom. Não é só as crianças, são pessoas de idade também. A minha faculdade foi na rua, vendo as coisas ruins e aprendendo a não fazer as coisas erradas. É uma benção de Deu saber que eu cheguei até aqui, e pretendo ir mais longe. Se Deus me der a oportunidade, não vou desistir disso tudo”. Esse é o Palhaço Tonho!
Comentários