Mapa das Finanças: prefeitura de Carlos Barbosa defende controle total de gastos para enfrentar crise
Município pretende não mexer nos recursos de saúde, educação e assistência social
De Garibaldi a Carlos Barbosa. O Mapa das Finanças de hoje desembarca na “Terra da Faca, do Queijo e do Futsal”, cidade com 27 mil habitantes, distante 42 quilômetros de Caxias do Sul. Além de se destacar pelo forte setor industrial e por ser o berço de várias cooperativas agroindustriais, o município também conta com uma grande produção de leite e derivados e um setor turístico organizado e rentável.
Controle total de gastos
Para este ano, a Secretaria da Fazenda trabalha com um Orçamento na casa dos R$ 100 milhões. Embora o número preocupe a administração do município, o prefeito Fernando Xavier da Silva (PDT) recorda se tratar de uma realidade de todos os municípios brasileiros. Para ele, a receita para superar a crise está no controle total de gastos.
Com menos dinheiro em caixa, a prefeitura de Carlos Barbosa aposta em medidas de contenção de despesas. Estão na pauta a limitação do uso combustível por carros oficiais, a restrição de compras de materiais, o parcelamento do repasse salarial dos servidores e o controle das diárias.
Investimentos garantidos em saúde e educação
Os investimentos em saúde e educação, no comparativo com o ano passado, permanecem quase inalterados. As duas áreas somadas recebem quase metade das receitas do município. Para o prefeito Fernando Xavier da Silva, esse é um tipo de recurso que não pode ser mexido.
Aprimorar arrecadação é desafio
Mesmo com as dificuldades, o prefeito de Carlos Barbosa quer manter a qualidade dos serviços públicos ao longo do ano. Para tanto, Fernando Xavier da Silva acredita que um dos desafios seja aperfeiçoar as formas de arrecadação.
Na próxima reportagem, para fechar o “Mapa das Finanças” nós vamos conhecer o panorama financeiro do município de Antônio Prado.
Comentários