Mapa das Finanças: com arrecadação em queda, Garibaldi vai segurar licitações para obras de infraestrutura
Medidas de controle financeiro também contemplam corte de horas extras e suspensão de novas contratações
De Nova Petrópolis a Garibaldi. O Mapa das Finanças de hoje desembarca na “Terra do Espumante”, cidade com 33 mil habitantes, distante 38 quilômetros de Caxias do Sul. Além de se destacar pela grande produção do setor vitivinícola, o município também ostenta o título de maior produtor de frango do Rio Grande do Sul e segundo maior do Brasil.
Momento inspira cuidados
Para este ano, a Secretaria da Fazenda trabalha com um Orçamento de R$ 121 milhões. Mesmo com crescimento de 8% na comparação com 2015, a queda na arrecadação do primeiro trimestre, de quase R$ 1,3 milhão, preocupa a administração. Sendo assim, entre as alternativas para diminuir os gastos públicos, o prefeito Antônio Cettolin (PMDB) destaca a suspensão de novas contratações, corte de horas extras, maior controle de valores para diárias e o enxugamento da máquina administrativa.
Mesmo com as medidas adotadas para contenção de gastos, Antônio Cettolin garante que as obras públicas que foram iniciadas vão ser concluídas. Em contrapartida, o prefeito não descarta segurar o início de novos trabalhos.
Investimento crescente em saúde e educação
A escassez de repasses do Estado e da União está obrigando o município a investir cada vez mais em saúde e educação. As duas áreas somadas devem receber metade dos recursos disponíveis da administração de Garibaldi. Além disso, segundo o prefeito, é crescente o número de pessoas que estão deixando os planos de saúde e as escolas particulares, para serem atendidas no SUS e na educação pública.
Projeções cautelosas
O prefeito de Garibaldi é cauteloso ao projetar os próximos meses. No entendimento de Cettolin, enquanto as questões políticas nacionais não forem resolvidas, a economia dificilmente voltará a crescer.
Nesta semana, fechando o especial “Mapa das Finanças” nós ainda vamos conhecer o panorama financeiro dos municípios de Antônio Prado e Carlos Barbosa.
Comentários