Evaldo Kuiava: uma vida dedicada ao ensino
Reitor da Universidade de Caxias do Sul foi o entrevistado do programa Conectado Perfil na manhã deste sábado
A Universidade de Caxias do Sul (UCS) comemora, neste domingo (10), seus 52 anos de história. Para celebrar esta história, o Conectado Perfil deste sábado (09) trouxe o reitor da UCS, professor Evaldo Antônio Kuiava. Uma história de vida dedicada à educação.
Ouça o programa completo: PARTE 1 | PARTE 2
Desde a infâncIa, Kuiava buscou aprender e estudar, sempre em busca de seus projetos de vida. “Não paro de estudar e não paro de buscar conhecimento, de aprender algo”. Kuiava é nascido em Casca, no norte do RS, distante cerca de 102 quilômetros de Caxias do Sul. Filho de Geraldo (já falecido) e Mônica Kuiava, descendentes eslavos, é o primogênito de seis irmãos. “Em casa, falávamos polonês. Quando fui para a escola, não sabia falar português”, conta.
A leitura era o que Kuiava gostava mais de fazer na infância. “Eu acordava cedo, fazia o chimarrão para o pai e para a mãe e já saía para a escola, embora a professora demorasse mais meia hora para chegar”.
Até os 17 anos, Kuiava ficou em Casca. Já em Veranópolis, na serra, o reitor estudou por mais três anos e meio com os freis Capuchinhos. Lia muitos livros por semana, principalmente os relacionados à Filosofia. Após, veio para Caxias concluir o curso de Filosofia.
Na UCS, Kuiava realizou o sonho de ser professor. Primeiramente trabalhou por cinco anos no Colégio São José. Também foi bancário.
Família
“Sou muito grato a todos”, diz o professor Kuiava sobre sua família. É casado há 10 anos com Gilvania, também professora. Pai de Guilherme, de nove anos, e Eduardo, de cinco anos. “Eles gostam de ler, e fico muito feliz”.
Comentários