Mapa das Finanças: na contramão da crise, Nova Petrópolis mantém investimentos em obras, saúde e educação
Projeções da Secretaria da Fazenda indicam 52% do Orçamento investido em áreas prioritárias
De Farroupilha a Nova Petrópolis. O Mapa das Finanças de hoje desembarca no “Jardim da Serra Gaúcha”, “Capital do Cooperativismo”, cidade com 19 mil habitantes, distante 35 quilômetros ao sul de Caxias. Além de se destacar pelas malharias e pelas indústrias de calçados, o município tem ampliado a oferta do turismo regional.
Orçamento maior, cautela mantida
Para este ano, os números apresentados pela Secretaria da Fazenda apontam um crescimento nas receitas do município. Dos quase R$ 56 milhões disponíveis no ano passado, o Orçamento estimado para 2016 salta para R$ 60 milhões. Mesmo em crescimento, o índice está abaixo da inflação do período, que ronda a casa dos 11%. Dessa forma, a alternativa encontrada pelo prefeito Régis Hahn (PP) foi economizar em horas extras, cursos de capacitação e nomeação de servidores.
Recursos garantidos para obras, saúde e educação
Régis Hahn garante que as principais obras do município não foram afetadas pela crise. O segredo: escolher prioridades. Mesmo com a situação delicada das finanças, o prefeito de Nova Petrópolis garante que vai manter os recursos da saúde e da educação. Conforme Régis Hahn, as projeções indicam um investimento de 52% do Orçamento nas duas áreas prioritárias.
Otimismo para a retomada
O prefeito de Nova Petrópolis está otimista com a retomada da economia. Segundo Regis Hahn, o segredo para administrar um município é o mesmo do orçamento familiar: não gastar mais do se que recebe.
Na próxima reportagem, nós vamos conhecer o panorama financeiro do município de Garibaldi, a “Terra do Espumante”.
Comentários